Vírus e o Yoga

Nosso professor Lui Fernandes fala sobre a concepção do Yoga diante do momento atual.

Em primeiro lugar devemos assumir a possibilidade de que a doença está sempre no nosso corpo e a nossa volta; nós as carregamos dentro de nós e as doenças fervilham à nossa volta o tempo todo. Como se explica por exemplo, que de repente você não resista a uma doença que não tinha a anos? Diremos que foi o estresse, um momento difícil que fez com que você ficasse mais suscetível, uma “queda de imunidade”. Mas se nos perguntarmos; de onde veio esta depressão? Esta queda de consciência?

Descobrimos no Yoga que ela se origina de uma falta de conexão com as forças divinas dentro de nós, com o nosso verdadeiro ser, e consequentemente com o nosso propósito (Dharma). Se observarmos um médico quando trata do paciente, ou uma mãe que não pode ficar doente pois sabe que o seu filho depende de sua saúde. Quando nos desligamos mesmo que seja por um breve momento deste objetivo, desta energia e da luz que nos sustentava criamos o que a ciência médica chama de “terreno favorável” a doença, e estas forças adversas se aproveitam disto. Concluímos então que é a dúvida, a tristeza, a falta de confiança, de um propósito maior que nos faz cortamos todas as fontes de energia e proteção que vem deste Ser Interior, propiciando a oportunidade ao ataque. Esta é a verdadeira causa que faz você adoecer na visão do Yoga.

É importante lembramos que não estamos falando do cidadão comum, estamos falando daqueles que fazem Yoga, e estão buscando participar conscientemente deste jogo de forças da natureza. Para o Yoga não estamos passando por uma crise política, econômica, mas sim espiritual. E quando dizemos espiritual aqui não devemos pensar que o Divino nos enviou este vírus propositadamente, porque seria um Divino desprezível.

Contudo, a melhor atitude que poderíamos adotar quando estamos doentes é dizer – “Existe alguma coisa que não esta certa; vou procurar saber o que é”.

Estamos distantes de nós mesmos e consequentemente da Terra, do nosso equilíbrio e propósito que é trazer aquilo que temos de melhor para o outro, seja o familiar, o vizinho, os animais, ou a natureza.

Na vida comum, vamos perceber que é a ação do subconsciente que rege a proteção do corpo físico, se você analisar por exemplo os seus sentimentos e pensamentos por apenas dez minutos, descobrirá que nove entre dez vezes, existe medo, insegurança, dúvida de muitas coisas, pequenas ou grandes, ainda que você não tome conhecimento, elas existem de qualquer forma. No Yoga descobrimos que a libertação de todo este medo só pode vir por um esforço e disciplina constante.

O Esforço é no sentido de estarmos mais conscientes, vigilantes sobre as forças que estamos apoiando, financiando e perpetuando através de nós, descobrimos que todo movimento físico, por mais simples que se faça é acompanhado por um movimento respiratório, e que todo movimento respiratório é a canalização e expressão de uma vibração ou vontade de um outro mundo. Se formos ao fundo das coisas; perceberemos que toda vibração é a tradução de uma vontade, seja ela vinda do exterior ou do nosso interior. E que se você for capaz de aplicar esta força ou esta vontade, este poder, em certas ocasiões, esta vibração, sentimento, (chame do que quiser) agirá não apenas em você, como também contagiará a todos a sua volta. Portanto, como a minha vó diz “Quando um neném acaba de nascer, ele nem sabe ainda, mas já é responsável por toda dor, dificuldade e sofrimento do mundo.. mas também traz dentro de si toda a esperança, e as forças reais necessárias para a vitória, evolução e manifestação de uma nova consciência na Terra”.

Namastê

Prof. Lui Fernandes

Tags:
,