Uma taça de vinho para a saúde

Uma taça de vinho para a saúde

Uma taça de vinho, uma lareira e o frio típico de outono. Para alguns, esse cenário só não é mais prazeroso do que as recentes descobertas científicas que comprovam os benefícios da bebida milenar.

Ao longo das últimas décadas, centenas de estudos realizados por conceituadas universidades internacionais parecem mostrar um resultado unânime: consumir vinho de maneira moderada reduz o risco de doenças cardiovasculares, artrite e até câncer de mama. A bebida, além de auxiliar no controle de peso e na proteção das mulheres contra a osteoporose, proporciona diversas outras vantagens.

Os responsáveis por esses benefícios são os componentes do vinho: o álcool e polifenóis. “O álcool aumenta os níveis do colesterol bom (HDL), reduz o risco de formação de coágulos e possui efeito anti-inflamatório. Já os polifenóis reduzem a produção de substâncias vasoconstritoras (endotelina) e a formação de trombos pela agregação plaquetária, além de possuir efeito antioxidante. Ambos melhoram a capacidade de dilatação e a função vascular”, elenca o cardiologista Miguel Moretti, do Hospital e Maternidade São Luiz (SP), ao Terra Saúde.

As substâncias consideradas protetoras encontram-se principalmente na casca das uvas, por isso, o tipo de vinho também influencia. O tinto, por exemplo, é considerado mais benéfico do que o branco, pois utiliza a casca da uva no processo de maceração e fermentação.

Tipo de uva influencia no benefício do vinho

Consumo diário ideal

Apesar dos pontos positivos da bebida, consumi-la com moderação é a chave para melhorar determinados sistemas do corpo sem danificar outros. Para as mulheres, sugere-se a ingestão diária de 15 g de álcool, o equivalente a uma taça de vinho. Já os homens podem dobrar essa quantidade e consumir diariamente até 30 g de álcool.

Contudo, o cardiologista Daniel Goldwasser, em entrevista ao GNT, explica que portadores de algumas doenças devem evitar a bebida devido ao álcool. “Nada substitui o acompanhamento médico. O consumo de álcool é contraindicado para hepatopatas graves (que sofrem de doenças do fígado) e hipertensos descontrolados, por exemplo”.

É ideal também que o vinho seja aliado de uma alimentação saudável e da prática de exercícios regulares. Dessa forma, um copo de vinho por dia trará, além de prazer, muita saúde para o seu dia a dia.

Leia também:Dossiê do Sódio