Vantagens e riscos dos termogênicos

mulher-tomando-suplemento

Seja nas academias, em farmácias ou até em supermercados, sempre escutamos alguém contar sobre uma receita para perder aqueles quilos extras, ou ter mais energia para encarar o dia a dia.

Não é raro ouvirmos as recomendações sobre o uso de suplementos ou alimentos termogênicos. Porém, o uso desses produtos sem acompanhamento médico ou em quantidades excessivas podem trazer mais prejuízos do que benefícios à saúde.

Em entrevista ao Portal Terra, o endocrinologista Tércio Rocha explica que muitos produtos termogênicos são vendidos com a promessa de eliminar a gordura localizada, mas ele explica que, na verdade, “O termogênico aumenta a capacidade de desprender calorias e eleva a temperatura interna do corpo”.

Para isso, esses produtos aumentam os batimentos cardíacos, o que dá mais energia e disposição para a prática da atividade física, pois aumenta o nível de oxigênio no organismo. Contudo, Rocha afirma que esses produtos só oferecem resultados quando combinados com a atividade física.

medicamentos-termogenicos

Mas, então, qual é o problema de usar os termogênicos?

Ainda segundo o Portal Terra, as principais substâncias termogênicas utilizadas no mundo são a efedrina e a anfetamina, ambas proibidas no Brasil. No País, esses produtos são feitos com cafeína e taurina, que não apresentam um resultado tão potente.

Segundo Rocha, quando a pessoa percebe que não está tendo os resultados esperados, ela costuma aumentar a dose por conta própria e se coloca em risco. “Quando há o aumento da dose, o paciente fica sujeito à taquicardia, pressão alta, acidentes vasculares cerebrais, alteração de humor, insônia, ansiedade, falta de ar, problemas no fígado e rins, complicações nos pulmões e insuficiência cardíaca”, afirma o endocrinologista.

alimentos-termogenicos

Para um emagrecimento saudável, Rocha recomenda uma dieta equilibrada e a prática de atividades físicas. Além disso, ele afirma que os produtos e alimentos termogênicos, como a canela, pimenta e o gengibre, podem ser adicionados à dieta, sempre com a orientação de um médico, e que sejam usados como um complemento ao processo e não como fundamento principal.

Converse com seu médico e veja se há necessidade de adicionar esses produtos e alimentos à sua dieta.

Leia também: Mais saúde através dos temperos

Por fora parece uma academia.
Por dentro é um dos maiores centros de fitness e bem-estar de Curitiba.
Conheça a Swimex: http://www.swimex.com.br/