Vá em frente e brigue por seus objetivos – Lauro Caversan

Em 2012, Lauro Caversan corria provas de ciclismo. Era novato no esporte quando soube de um exame que definia as zonas de treinamento por frequência cardíaca, o ergoespirometrico.

“Fui bem animado pra clínica e em conversa com o médico expliquei o porquê do teste. Ele no começo também ficou empolgado, achando que eu era ‘o atleta’, mas quando pegou o resultado do meu VO2 (46 ml/kg min), meio sem graça, explicou que meu corpo transportava muito mal o oxigênio”.

E o pior, era genético, o treino em si não ia alterar o resultado. Lauro ficou decepcionado pois isso não é algo que dê para melhorar.

“Mesmo sem um atleta na família, vou pra briga. Vou fazer o melhor com o que eu tenho.”

O atleta sempre deu o seu melhor. Não matava treino, fazia dieta, musculação, buscava aprender técnicas corretas, enfim, um cara empenhado.

Fechando agora um ciclo de treino, resolveu repetir o teste apenas para checar a saúde. Sabia que o resultado seria aquele mesmo, bem modesto.

O médico da consulta viu o primeiro exame e fez várias perguntas. Era atleta também e disse que algo não batia. Deu pra notar que achou que era mentira em relação aos tempos de prova. Quando acabou o exame ele disse que a máquina, lá em 2012, devia estar desregulada, pois os resultados eram outros.

O VO2, de fato, batia mais de 70 ml/kg/min

“Fiquei feliz com o resultado. No fim foi uma coisa muito boa, muito positiva, pois sempre buscou se superar. Não deixe que te digam que você não pode, que você não consegue. Vá em frente e brigue por seus objetivos”.

 

 

Faça como o Lauro, não deixe o “não” te colocar para baixo. Tudo depende de você!