Trail Run: treinamentos e desafios.

Trail Run ou Trail Running é uma modalidade de corrida muito comum no exterior, principalmente nos Estados Unidos e na Europa, e que está crescendo muito no Brasil.
As competições acontecem geralmente em áreas rurais, litorâneas ou montanhosas. Uma das características é a variação do relevo, podendo ser praticado em trilhas abertas e fechadas, campos de altitude, praias, dunas, estradas de chão, pedras, lamaçal, etc. O desafio que estas provas proporcionam em meio a belas paisagens, e a energia por estar ao ar livre são fatores que corroboram para o crescimento do esporte.
Para encarar esses desafios são necessárias algumas mudanças no treinamento, como a inclusão de um treino específico neste tipo de terreno, normalmente realizado nos finais de semana, como: trabalhos de estabilização, propriocepção e força para os membros inferiores. Tudo para aguentar as subidas e descidas íngremes.
Falando da minha rotina de treinos, normalmente são 3 treinos de corrida durante a semana, realizados na rua ou esteira, e nos finais de semana, um treino na montanha ou estradas de chão pela região metropolitana. Fora os treinos de fortalecimento realizados na academia.
Uma sugestão é que todas as pessoas que queiram fazer esta modalidade, experimentem, pois além de desafiador, você aprende a conhecer muito mais os seus limites físicos e mentais.
Texto escrito por Philipe Grecca Turkot professor Swimex.