Suplemento de Proteína: Qual é o Melhor?

Inicialmente no mundo dos atletas, os suplementos de proteína dominaram as academias e hoje é comum presenciar o consumo desses produtos. Seguindo essa tendência de consumo a variedade também aumentou e hoje temos diversos suplementos de proteínas disponíveis no mercado, devido essa variedade os preços são diferentes e é comum optar pelo mais caro, pois concluí-se que a qualidade é a melhor.
Mas antes de tomar qualquer decisão, preparamos para você os tipos de suplementos vendidos no Brasil e como eles funcionam, vamos à eles:
Caseína
É rica em aminoácidos como a glutamina e corresponde a 80% da proteína do leite (os outros 20% correspondem ao Whey). Leva de 5 a 7 horas para a absorção, pois como forma uma espécie de gel no intestino é o suplemento de proteína de mais lenta absorção, o que pode ser considerado positivo porque assim mantém os músculos nutridos por um longo período, evitando assim o catabolismo proteico – o estado em que ocorre a perda de músculos.
Abulmina
Rica em vitaminas do complexo B, potássio, fósforo e ferro, a albumina era o suplemento mais consumido entre as pessoas que buscavam o aumento da massa muscular, até o surgimento do Whey. Ela ajuda na manutenção do peso, é de lenta absorção, o que prolonga o processo digestivo e consequentemente aumenta a saciedade.
Soja
Ela contém glutamina que ajuda na recuperação pós treino, além de ter antioxidantes que ajudam na reconstrução muscular e isoflavona que ajuda a manter o colesterol saudável e aumenta a produção de hormônio da tireóide acelerando o metabolismo, essa proteína é uma ótima opção para quem prefere uma fonte de proteína vegetariana. Quanto a absorção ser mais lenta que a do Whey, deve-se pela quantidade elevada de fibras, mas ainda sim esse processo é mais rápido que a das proteínas anteriores.
Ela está disponível de forma concentrada ou isolada:
Concentrada contém 65% das proteínas presentes nos grãos da soja e na forma isolada é feita das sementes da soja, o que garante 90% de proteína e zero de carboidratos.
Carne
Para os intolerantes à lactose, a proteína hidrolisada da carne é o ideal. É um suplemente rico em creatina, glicina e metionina, que fornecem energia para os treinos e ajudam na construção da massa muscular, a sua absorção chega a ser mais rápida que a do Whey.
whey
Whey
É a proteína do soro do leite e é a fonte mais concentrada de aminoácidos essenciais, pois contém alta concentração de glutina e BCCA, sem a adição de colesterol. Devido essa proteína ter um teor de água muito alto, ela passa por uma filtragem que separa ela em outros três tipos, todo de rápida absorção: Concentrada (WPC) que geralmente é a mais barata, pois passa somente por um processo simples de filtragem e possui em média 80% de proteína e 20% divididos entre carboidratos e gorduras. Quando na forma isolada (WPI) o processo é maior de filtragem e resulta em cerca de 95% de proteína. Os carboidratos e gordura podem chegar a zero. E na hidrolisada (WPH) a superioridade da qualidade é acompanhada pelo preço, também entre os mais altos, essa proteína passa por um processo que decompõem as cadeias longas de proteínas em fragmentos menores, o que exige um trabalho muito menor do aparelho digestivo tornando este tipo de suplemento de proteína de mais rápida absorção, além de um minucioso processo de filtragem que faz com que a concentração de proteína chegue a 92%,
Água ou Leite
Segundo especialistas, o leite torna mais lenta a absorção do suplemento protéico e seguindo essa lógica não valeria a pena comprar suplementos de absorção rápida, que geralmente são mais caros. Então, dependendo do objetivo o suplemento deve ser tomado com água podendo ou não ser adicionado carboidratos como frutas ou maltodextrina.
A forma como você vai consumir não irá interferir na funcionalidade do suplemento, mas é muito importante prestar atenção nos rótulos. Mesmo produtos da mesma linha podem contem quantidades e tipos diferenciados de suplementos em cada produto.
Fonte: EuAtleta