Superação no Everest

Superação no Everest

A trajetória de Joel Krigeratleta sênior curitibano – mostra que, através de prática esportiva e muita dedicação, é possível superar obstáculos e conquistar sonhos que antes estavam adormecidos. Aos 60 anos de idade, o engenheiro de produção é também nadador, corredor e alpinista. Tendo começado a se exercitar em 2003, os esportes são hoje um dos principais focos de sua vida.

Pai de três filhos e com quatro netos, Kriger explica que interrompeu a natação aos 18 anos e, por muito tempo, manteve um estilo de vida distante das atividades físicas. A inspiração para retornar aos esportes surgiu por causa de uma nova paixão: o Monte Everest: “Há 11 anos, me apaixonei pelo Everest e pelo desafio. Até aquela data, eu era semi sedentário. A partir dali, comecei a treinar natação, que era o esporte que eu praticava anteriormente”.

 Atleta sênior Joel Kriger

Mas não era apenas a montanha mais perigosa do mundo que o atleta sênior desejava alcançar. Kriger definiu também que iria subir os 7 Cumes – as maiores montanhas dos sete continentes, incluindo o Everest. Até o momento, ele já percorreu cinco destes lugares, e se prepara para subir o Monte McKinley, que possui o mais alto cume da América do Norte.

Preparação e treinamento

O atleta explica que começou o treinamento com roteiros menos complexos, além de percorrer semanalmente trajetos paranaenses, como o Morro dos Perdidos. “Para mim, a montanha não traz nenhuma experiência mística. Ela simplesmente mostra que os desafios existem, e que, com planejamento e paciência, você pode vencê-los”, afirma.

Além da preparação em montanhas, Kriger também explica que pratica musculação, natação e corrida durante a semana, aperfeiçoando assim o seu condicionamento físico para os próximos desafios: “Hoje eu nado entre 50 e 70 Km por semana e corro de 40 a 60 km, além de musculação três vezes por semana”.

Sede por aventuras

Na subida do Everest, em 2013, Kriger foi impedido de finalizar a missão porque as lentes de seus óculos ficaram cobertas de gelo a poucos metros do topo. Mas isso não tira a beleza da conquista, já que ele conseguiu subir 8500 dos 8848 m que o Everest possui. “A paisagem que se descortina no campo base 4, que fica há 8 mil metros, é simplesmente espetacular”, explica o atleta, acrescentando também que em 2015 tentará novamente.

 Monte Everest

Ao ser questionado sobre a chave para tanta motivação, Kriger é enfático: não existe segredo, é preciso apenas manter seu psicológico equilibrado. “Eu diria que toda a pessoa que se dispõe a subir uma montanha tem que ser otimista. Ou seja, que o tempo vai ajudar para que tudo dê certo sem perder a consciência. Nenhuma chance de insucesso pode ser desprezada. Pense que a montanha continuará lá e que você sempre poderá voltar se não for bem sucedido”, finaliza.

Confira abaixo outras conquistas obtidas por Joel Kriger no mundo dos esportes.

  • Recorde Sul-americano de 200, 400, 800 e 1500 m em nado livre
  • Vice-campeão de 800 m na Olimpíada Master Austrália (2009)
  • Campeão 800 m na Olimpíada Master Itália (2013)
  • Campeão Americano 1500 m (2012) (2013)
  • Caminho Inka (Peru)
  • Corrida Cruce de Los Andes (106 km) e Run Rabbit (83 km)

Leia também: Mais saúde através dos temperos

Por fora parece uma academia.
Por dentro é um dos maiores centros de fitness e bem-estar de Curitiba.
Conheça a Swimex: http://www.swimex.com.br/