A superação de Joel Kriger

A trajetória de Joel Kriger, atleta sênior curitibano, mostra que, através de prática esportiva e muita dedicação, é possível superar obstáculos e conquistar sonhos que antes estavam adormecidos. Aos 62 anos de idade, o engenheiro de produção é também nadador, maratonista, triatleta e alpinista.

Ele começou a se exercitar em 2003, e hoje os esportes são um dos principais focos de sua vida. Pai de três filhos e com cinco netos, Kriger explica que interrompeu a natação aos 18 anos e, por muito tempo, manteve um estilo de vida distante das atividades físicas. A inspiração para retornar aos esportes surgiu por causa de uma nova paixão: o Monte Everest. “No ano de 2003, me apaixonei pelo Everest e pelo desafio que ele representa. Até aquela data, eu era semi-sedentário. A partir dali, voltei a treinar natação”, afirma.

Mas não era apenas a montanha mais alta do mundo que o atleta almejava alcançar. Kriger definiu também que iria subir os “7 cumes” – as maiores montanhas dos sete continentes, incluindo o Everest. Até o momento, ele já percorreu cinco destes lugares, (Kilimanjaro na África; Cartzen na Oceania; Elbrus na Europa; McKinley na América do Norte; e Aconcágua na América do Sul).

02

Preparação e treinamento

O atleta explica que começou o treinamento com roteiros menos complexos, além de percorrer semanalmente trajetos paranaenses, como o Morro dos Perdidos. “Para mim, a montanha não traz nenhuma experiência mística. Ela simplesmente mostra que os desafios existem, e que, com planejamento e paciência, você pode vencê-los”, fala. Além da preparação em montanhas, Kriger também explica que pratica musculação, natação, ciclismo e corrida durante a semana, aperfeiçoando assim o seu condicionamento físico para os próximos desafios. “Hoje eu nado entre 50 e 70 Km por semana e corro de 40 a 60 km, pedalo entre 100 e 200 Km, além fazer de musculação três vezes por semana”, conta.

03

Sede por aventuras

Na subida do Everest, em 2013, Kriger foi impedido de finalizar sua missão porque as lentes de seus óculos ficaram cobertas de gelo a poucos metros do topo. Mas isso não tira a beleza da conquista, já que ele conseguiu subir 8500 dos 8848 m que o Everest possui. “A paisagem que se descortina no campo base 4, que fica há 8 mil metros, é simplesmente espetacular”, lembra o atleta, acrescentando também que em 2016 tentará realizar seu sonho novamente.

Aproveitando seu treinamento intensivo iniciado em setembro de 2014, ele começou a praticar triatlon, tendo completado até agora três Iron Man, (Fortaleza 2014, Florianópolis e Fortaleza em 2015). Agora, seus desafios pessoais incluem completar todos os “7 cumes” – ainda faltam o Vilson Massif e o Everest, além de nadar o Canal da Mancha (33km entre a Inglaterra e França)

Ao ser questionado sobre a chave para tanta motivação, Kriger é enfático: não existe segredo, é preciso apenas manter seu psicológico equilibrado. “Eu diria que toda a pessoa que se dispõe a subir uma montanha tem que ser otimista, mas nenhuma chance de insucesso pode ser desprezada. Pense que a montanha continuará lá e que você sempre poderá voltar se não for bem sucedido”, finaliza.

04

 

Confira abaixo outras conquistas obtidas por Joel:

• Recorde Sul-americano de 200, 400, 800 e 1500 m em nado livre

• Vice-campeão de 800 m na Olimpíada Master Austrália (2009)

• Campeão 800 m na Olimpíada Master Itália (2013)

• Campeão Americano 1500 m (2012) (2013)

• Caminho Inka (Peru)

• Corrida Cruce de Los Andes entre Argentina e Chile(106 km), Run Rabbit Estados Unidos (83 km), Hurricane Ultra Trail Canadá (85km)