Substituição inteligente de alimentos

Substituição inteligente de alimentos

Com pequenas substituições de alimentos durante o dia a dia, é possível equilibrar o peso e manter hábitos saudáveis sem abrir a mão do sabor em suas refeições. Confira a seguir algumas sugestões de trocas inteligentes, que podem ser facilmente encontradas em supermercados e feiras orgânicas.

Leite integral pelo leite desnatado

Substituição inteligente de alimentos

Ao contrário do leite integral, o desnatado está livre de gordura saturada, o que diminui o risco de doenças como a hipertensão e o diabete. Mesmo com esse benefício, ele não perde nutrientes. Seus teores de proteínas, por exemplo, são semelhantes ao integral, com aproximadamente 6 g por copo (200 ml).

O cálcio também é encontrado em grande quantidade. Em apenas um copo de leite desnatado, você consome 250 mg de cálcio, valor que equivale a 25% da recomendação diária.

Creme de leite pelo iogurte desnatado

Substitua o creme de leite pelo iogurte desnatado

O iogurte desnatado possui textura semelhante ao creme de leite, mas com o benefício de conter menos calorias. Seu sabor combina com diversas refeições e ajuda você a diminuir a gordura ingerida diariamente.

Manteiga pela margarina

Troque a manteiga pela margarina

A manteiga é rica em gordura saturada, sendo responsável pelo entupimento das artérias. Já a margarina possui apenas as gorduras mono e poli-insaturadas, consideradas benéficas ao organismo. Para melhorar ainda mais a refeição, dê preferência ao alimento na versão light, que contém em uma colher de sopa apenas 60 kcal.

Farinha branca pela integral

Além de conter fibras e nutrientes benéficos, a farinha integral deixa os alimentos bastante saborosos. Caso você ainda não tenha se acostumado ao gosto, experimente colocar metade de um tipo e metade de outro até se habituar ao novo sabor.

Damasco pela uva passa

Substitua o damasco pela uva passa

Mesmo com menos calorias, o damasco perde na quantidade de nutrientes. O alimento possui apenas 5,4 mg de cálcio, contra 15 mg na uva passa. O mesmo acontece com o magnésio. Enquanto o damasco tem 4 mg, a uva passa possui 8 mg.

Tags: