Spinning ajuda a definir o corpo e a queimar calorias

Spinning ajuda a definir o corpo e a queimar calorias

Desafiadoras e vibrantes, as aulas de Spinning surgem como uma alternativa para quem deseja emagrecer e controlar o peso, como também melhorar seu condicionamento físico. Em apenas 60 minutos de pedalada, o gasto energético pode chegar a 700 calorias, variando de acordo com o condicionamento físico do indivíduo e da intensidade da aula.

Segundo o educador físico Jean Carlo, em entrevista ao portal Minha Vida, o emagrecimento e a definição de pernas e glúteos são os principais diferenciais do Spinning. Se o atleta frequentar as aulas entre duas a três vezes por semana, já observará os resultados em aproximadamente dois meses. Além dos benefícios estéticos, o especialista ressalta a influência positiva da modalidade no sistema cardiovascular. “A atividade contribui para a redução do colesterol, da pressão arterial, ajuda no controle do diabetes e diminui o risco de doenças coronarianas”, explica.

Para as pessoas que não gostam de rotina, a prática desse exercício é ideal, pois ele é repleto de variações de intensidades. As bicicletas específicas permitem alterar cargas e velocidades, fazendo com que durante o treino os atletas busquem constantemente superar seus limites físicos. Contudo, alguns cuidados são necessários antes de iniciar as primeiras pedaladas.

Calçar sapatos especiais

Apesar de a bicicleta do Spinning ter um firma-pé para prender o tênis, o praticante pode utilizar uma sapatilha especial – mesmo calçado utilizado por ciclistas – para melhorar a performance. Como tem solado duro, o objeto irá transferir a força da perna direto ao pedal sem desperdiçar energia. Em explicação à revista Boa Forma, o professor Laerte Sapucahy alerta para o uso de tênis. “Se você fizer a aula usando um tênis, que tem a sola mais macia, a tendência é forçar o arco do pé. Isso pode causar desconforto ou até uma inflamação”.

Detalhes aula de Spinning

Ter toalha e garrafa de água próximas

Para evitar que o suor escorra no guidão durante as atividades de Spinning, nada melhor do que manter uma toalha pendurada na frente da bicicleta para secar o rosto e, principalmente, as mãos transpiradas.

Hidratação durante Spinning

Outro objeto essencial é uma garrafa com água para manter o bom rendimento físico. O especialista em nutrição Carlos Simeão Júnior explica à revista Boa Forma que isotônicos também são bebidas úteis durante exercícios físicos. “O isotônico, além de evitar a desidratação, tem sais minerais e carboidratos que auxiliam na reposição de energia, evitando a fadiga. Mas lembre que a bebida é calórica e quem quer perder peso não deve abusar”, conta.

Leia também: Qual é a atividade física ideal para você?