SESC Triathlon 2014 terá primeira etapa em Caiobá

Foto-Edilson-Tadeu-Giordano-largada-sesc-triathlon

O maior circuito da modalidade no Brasil, o SESC Triathlon, completa 10 anos em 2014 e, para comemorar, anuncia mudanças. Neste ano, a competição passará a contar com 8 etapas em 5 regiões brasileiras, duas a mais do que nas edições anteriores. Em 2014, sediarão a competição os estados do Paraná, Distrito Federal, Pará, Bahia, Ceará, Rio Grande do Sul e Tocantins.

Outra novidade do circuito é a criação de ranking anual para os profissionais. A cada etapa, os atletas receberão pontos conforme sua colocação, assim, o campeão geral será aquele que conquistar mais pontos.

No dia 16 de março, acontecerá a primeira etapa do Circuito em Caiobá, no qual vários alunos e atletas da Swimex participarão e deixarão suas marcas na prova, assim como serão marcados por ela. Mas, antes de embarcar em mais esse desafio, está na hora de conhecer um pouco mais sobre a prova. Para isso, nada melhor do que escutar quem tem o Triathlon no sangue. Por isso, fomos conversar com Andre Raittz, triatleta e coordenador do blog “Vida de Triatleta”.

Andre-raitzz

Swimex – André, você já esteve na prova algumas vezes, acompanhando diversos atletas. O que pode nos contar sobre o percurso da prova?  

André – O percurso do SESC é muito bom. A largada para a natação é no balneário de Caiobá, em seguida, os competidores partirão para o pedal, que vai passar por parte da cidade, desembocando na PR-508, onde se desenrola a maior parte do ciclismo. Já a corrida é feita à beira-mar, na chamada Rua das Sereias.

Os amadores poderão escolher entre duas distâncias: a Sprint que conta com 750 m de natação, 20 km de ciclismo e 5 km de corrida, e o Olímpico, com 1,5 km de natação, 40 km de ciclismo e 10 km de corrida. Já os atletas de elite irão percorrer a distância olímpica.

 S – Quais são as principais características do percurso de Caiobá?

A – O SESC Caiobá é a prova mais tradicional do Brasil. A maioria dos atletas de elite começam o seu ano de competições por aqui. Caiobá tem por característica uma natação tranquila e uma corrida sensacional, pois o apoio dos moradores locais é fantástico por toda a beira-mar. É uma prova super bem organizada e que, com certeza, marca a vida de todo mundo que participa, de uma maneira especial.

transicao-sesc-triathlon-caioba

S – Muitos atletas profissionais participam dessa etapa, quem são os mais cotados para vencer a etapa este ano?

A – É complicado dar um palpite assim logo no começo do ano, pois muitos atletas ainda estão finalizando o período de base, mas acredito que os atletas que se mantiveram competitivos na virada 2013/2014 são os favoritos. Na categoria Elite Feminino, a Carla Moreno está voando, prova disso é o primeiro lugar no Troféu Brasil deste ano. No masculino, a briga vai ser quente, tem muita gente boa vindo com “sangue nos olhos”, mas eu acredito que um paranaense leva este ano, apostaria no Juraci Moreira que está treinando muito forte. E arriscaria apostar em um amigo, e também professor da Swimex, o Anderson Agenor Santos (Pigmeu), treinamos no mesmo local algumas vezes e o que esse cara tem pedalado e corrido não é brincadeira. Não ficaria nem um pouco surpreso se ele levasse este ano.

S – Para quem está começando nesse esporte, essa é uma prova interessante para se participar? Quais são as vantagens e desvantagens para os iniciantes?

A – Essa é uma prova excelente para todos os tipos de participantes, a estrutura e o cuidado que o SESC tem com todos os seus atletas é fora de série, e a festa é muito legal. Com certeza, anima quem está pensando no seu primeiro Triathlon e também quem já compete há algum tempo. Acho que essa prova só tem vantagens para os iniciantes.

As inscrições para essa prova terminaram em pouco mais de 10 minutos este ano, e estão sendo esperados mais de 2 mil atletas competindo em diversas modalidades. E você, já pensou em participar do Triathlon? Venha e conheça o Triathlon da Swimex.

Leia também: 3 Apps que podem ajudar você na academia

Por fora parece uma academia.
Por dentro é um dos maiores centros de fitness e bem-estar de Curitiba.
Conheça a Swimex: http://www.swimex.com.br/