Saúde e atividade física

aula-step

Você sabe quantas vezes por semana é necessário praticar atividades físicas para se manter saudável? O personal trainer e parceiro da Swimex Márcio Luiz Prado explica qual é o tempo mínimo e quais são as atividades que é preciso incluir em sua rotina para conquistar a qualidade de vida.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença ou de enfermidade. Gozar do melhor estado de saúde constitui um dos direitos fundamentais de todo o ser humano, sem distinção de raça, religião, credo político nem de condição econômica ou social.

São estabelecidos cinco pilares para o bem-estar: nutrição, controle de estresse, relacionamentos, comportamento preventivo e atividade física. Hoje, tratarei do último item, atividade física, por meio do qual podemos manter nossas valências físicas ao longo de nossa existência, retardando o envelhecimento precoce e aumentando, assim, a probabilidade de prolongar nossas vidas.

Valências físicas são todas as qualidades físicas motoras passíveis de treinamento, comumente classificadas da seguinte forma: força, resistência, velocidade, agilidade, coordenação, flexibilidade, mobilidade e equilíbrio. A manutenção de nossas valências físicas gera-nos autonomia e, por consequência, uma maior qualidade de vida, principalmente durante nossa velhice.

senhora-fazendo-musculação

Ao iniciar uma atividade física, passamos por alguns estágios de comportamento. Primeiramente, conhecemos um esporte ou uma modalidade que desperta nosso interesse pessoal, passando para o estágio de desejo de praticar a atividade e, por fim, a ação, em que se inicia o treino. Ao chegar ao último estágio, é importante que o praticante procure orientação profissional adequada, pois não basta “fazer por fazer”, é preciso definir objetivos possíveis, com uma progressão sistemática, para que o interesse seja mantido e os objetivos alcançados.

Segundo o American College of Sports Medicine (ACSM), para manter o corpo saudável, é necessária uma quantidade mínima de atividades praticadas de forma regular. O estudo dividiu a prática em duas categorias:

Atividades aeróbias

A ACSM recomenda a prática de 30 minutos, 5 dias na semana com atividades de intensidade moderada, ou 20 minutos, 3 vezes por semana com atividades de intensidade vigorosa. Se você não consegue dedicar esse tempo de uma só vez, é possível fracionar a prática, mas cada lance de atividade deve ter, no mínimo, 10 minutos de duração.

Atividades de força muscular

Recomenda-se que sejam praticadas ao menos 2 vezes por semana, em dias não consecutivos. E que contem com pelo menos 8 exercícios que englobem os maiores grupos musculares. A ACSM considera atividades de força: musculação, Pilates, subida de escadas, entre outros.

aula-pilates

É importante lembrar que essa é a recomendação mínima para a manutenção da saúde. Você pode combiná-las com outras atividades que promovam a manutenção das outras valências físicas, como o equilíbrio, a flexibilidade e a coordenação motora.

Independentemente da escolha, se a atividade física for praticada de forma competitiva ou apenas para a promoção da saúde, é essencial o acompanhamento de um profissional especializado. É ele quem poderá acompanhar a evolução do praticante, elaborando planos de treinamentos progressivos, minimizando os riscos de lesões físicas e não deixando que o aluno perca o interesse pelo esporte.

Acima de tudo, é necessário que a atividade física escolhida proporcione prazer, sem o qual não há evolução do bem-estar.

Márcio Luiz Prado – Personal Trainer, Técnico de Triathlon CBTri, Treinador de Esportes de Endurance – CREF 15902-G/PR

Quer saber mais sobre o assunto? Confira os horário que o professor Márcio vai estar na Swimex, clique e veja a grade horária.

Por fora parece uma academia.
Por dentro é um dos maiores centros de fitness e bem-estar de Curitiba.
Conheça a Swimex: http://www.swimex.com.br/