Saiba como identificar o overtraining

Você sabe o que é overtraining?

O treinamento excessivo acomete tanto atletas profissionais quanto amadores, e um dos seus sintomas é quando o corpo não se recupera e o cansaço começa a ser acumulado ao longo da semana.

Os exercícios intensos, feitos com pouco tempo de descanso entre os treinos, são a principal causa dessa fadiga excessiva, mas outros fatores influenciam esse quadro. A má alimentação, rotina estressante e falta de preparo físico prévio para exercer determinada atividade também prejudicam o atleta, causando o overtraining.

O overtraining não é considerado um vício, mas sim uma reação do corpo ao ser levado ao seu limite. De acordo com o nosso professor, Rafael Carvalho, o overtraining é um sintoma de instabilidade psicofisiológico prejudicial a saúde física e mental. “Pessoas normais na intenção de rápidos resultados podem apresentar esse sintoma pela somatória de intervalo e descanso dos treinos errados uma alimentação hipocalórica e pouco sono”.

Ele também ressalta que, para diagnosticar se um atleta está treinando em demasia, é necessário realizar exames de sangue para avaliar seus níveis hormonais e se existe deficiência de sais minerais.

Preste atenção se o cansaço demora para passar, se você está com dificuldades para finalizar o treino e se você não se sente muito ansioso, o que te leva a treinar com mais força: você pode estar testando os limites do seu corpo.