“Quem treina Rumo ao sinistro levanta os pesos com inteligência”

 

A expressão “rumo ao sinistro” invadiu as redes sociais, e não há quem treine que não conheça a famosa #RumoAoSinistro. Para entender melhor o significado dessa expressão, fomos atrás de informações e descobrimos que o criador, e dono da marca, é de Curitiba e treina na Swimex.

Aos 29 anos, Fabrício Pacholok é fisiculturista, campeão de Jiu Jitsu e MMA e personal trainer, porém, é conhecido pela maioria dos amigos como o criador do #RumoAoSinistro. Mesmo com o sucesso da hashtag, antes mesmo de começar a entrevista, ele esclarece que o criador da expressão não é ele, e sim um de seus alunos: “A expressão surgiu através de um aluno meu, que inclusive treina na Swimex, o Ricardo Mecking. Ele sempre falava: ‘vamos lá, professor, vamos treinar rumo ao sinistro’. Depois que eu coloquei a frase nas costas das camisetas e passei a usá-las nos meus vídeos de treino, foi que a expressão pegou”.

Hoje, a frase virou uma marca que conta com canais no YouTube, Facebook e até um blog dedicado ao compartilhamento de informações sobre um estilo de vida saudável e musculação.

Pacholok encara a viralização da expressão como algo extremamente positivo, pois acredita que é uma frase de incentivo e motivação àqueles que treinam com compromisso: “Rumo ao Sinistro é uma filosofia de vida, são as pessoas que levam o treino a sério, que vão à academia para treinar de verdade; naquele momento estão dispostas a ultrapassar seus objetivos, ir mais além”.

Apesar de a expressão ser muito recorrente entre os praticantes de hipertrofia, Fabrício defende que ela não deve ser utilizada apenas por aqueles que treinam com muita carga, mas sim por todos que se dedicam à sua rotina de treinos, seja para aumentar a massa muscular ou realmente mudar de estilo de vida, perder peso e deixar os velhos hábitos para trás. “Quem treina Rumo ao Sinistro levanta os pesos com inteligência, com movimentos bem executados, utilizando todas as variáveis do treino, não apenas a carga” conclui.

Fabrício começou a praticar a musculação muito jovem, quando ainda sonhava em ser jogador de futebol. A princípio, seu objetivo era apenas melhorar o rendimento no esporte. Depois que ingressou na faculdade de Educação Física, deixou esse sonho para trás, mas a musculação continuou fazendo parte de sua rotina. Aos poucos, passou a se interessar cada vez mais, e a pesquisar sobre o tema, até que descobriu o fisiculturismo e passou à praticá-lo.

Apesar de ter sido lutador de MMA e de Jiu Jitsu, optou por deixar esses esportes para se dedicar exclusivamente ao fisiculturismo: “Chegou um ponto em que os treinos de luta atrapalhavam meu ganho de massa magra, então tive que optar por um dos dois”. Em 2006, Fabrício começou a treinar com um foco mais competitivo e, em 2010, estreou nos campeonatos de elite.

Neste ano, estreará na competição da Federação Internacional de Musculação e Fitness (IFBB), instituição considerada uma das maiores especialistas sobre o treinamento de força e musculação. “Estou me preparando há 1 ano e 6 meses, desde o período de ganho de massa magra. Agora estou me dedicando a melhorar a definição muscular. Irei competir na categoria acima de 100 kg, chamada de ‘open heavyweight’”, conta.

O fisioculturista Fabrício Pacholok

Quer acompanhar a primeira competição do Fabrício no IFBB? O evento será no dia 17 de maio, no Centro de Convenções em Curitiba. Além dele, irão participar mais três alunos da Swimex: Juliane Sestak, Bruno Carvalho, Luciano Palmerini, além da professora Kassiane.

Boa sorte a todos e #RumoAoSinistro!

Leia também: Conheça os principais mitos sobre a atividade física