Rumo ao Sesc - Entrevista Luiz Gustavo Simino

Rumo ao Sesc – Entrevista Luiz Gustavo Simino

O Sesc Triathlon Caiobá é considerado o evento mais tradicional da modalidade no Brasil. Indo para sua 31ª edição no dia 24 de março de 2019, a prova reúne alguns dos melhores triatletas do país e promove uma verdadeira festa entre os 1.350 atletas que nadam, pedalam e correm em busca dos mais variados objetivos.

E já que esta prova reúne tanto os os mais experientes quanto aqueles que estão começando no triathlon, nada melhor que conhecer alguns atletas que treinam aqui na Swimex com a Manocchio Team.

Pra começar, vamos saber um pouco da história do triatleta Luiz Gustavo Simino, 42 anos, engenheiro mecânico e pai de 3 filhos. Confira!

Quando e como começou no Triathlon?

Iniciei no Triathlon em março de 2012, na 24° edição do SESC Triathlon Caiobá-PR. De lá até hoje consegui participar de todas as edições, hora na modalidade Sprint hora na modalidade Olímpica desse renomado evento.

Como tem sido a rotina de treinos para o Sesc Caiobá?

Será a primeira prova do ano em 2019 e mesmo eu sendo um atleta amador que busca no esporte saúde, diversão e desafios, ela nos motiva a já iniciar o ano com uma rotina importante de treinos. É a abertura do ano de provas, uma prova muito tradicional e muito bem estruturada e organizada. Isso motiva muito a todos que participam em melhorar seus tempos e curtir muito o evento.

Quais as suas expectativas para a prova?

Baixar o meu tempo na modalidade Olímpica. Fiz essa prova em 2016 e atualmente me percebo melhor treinado e preparado, mesmo retornando de uma inflamação na canela que me atrapalhou um pouco no início do ano. Esse ano terei ainda o IRONMAN Brasil em maio pela frente e iniciar bem com uma boa prova no SESC certamente me dará motivação extra.

Qual a importância da Manocchio Team e Swimex na sua caminhada até a prova?

O acompanhamento e orientação dos técnicos da Manocchio Team somada a estrutura, equipamentos e funcionários da Swimex são essenciais para minha evolução no esporte amador. Encontro na academia o que preciso de equipamentos para os treinos de reforço e estruturação muscular, a orientação sempre disponível e interessada dos professores e demais funcionários (esse ano pela lesão esse trabalho está sendo fundamental, treinar sem impacto nos equipamentos modernos da Swimex – Vario, Elíptico, Escada, etc.) além da piscina que é fantástica. Como tenho uma rotina diária muito intensa, conciliando família + trabalho + treinos (são ao menos duas sessões diárias) ter muito próximo de casa a estrutura da Swimex disponível nos horários que encaixam com minha disponibilidade é perfeito.

Quanto ao trabalho da Manocchio, já era atleta deles antes de iniciar na Swimex, já treinei e conheço outras assessorias e posso afirmar que nada se iguala ao trabalho que a Manocchio faz. Todos os integrantes são claramente apaixonados pelo esporte e profundos conhecedores de tudo que envolve esse esporte fascinante. Assim, com conhecimento e paixão, nos orientam a superar todas as dificuldades e evoluir sempre, seja para uma prova curta e normalmente para iniciantes, como no Sprint, seja para os desafios mais pesados como o IRONMAN ou um ULTRAMAN. E ainda temos a oportunidade de conviver com os demais atletas, na equipe temos um espírito de grupo muito forte, mesmo todos sendo muito competitivos, assim conseguimos transformar um esporte individual em um desafio coletivo, o que facilita muito a rotina diária, pois sempre temos um amigo ao lado nos motivando e acompanhando nos treinamento.

Que conselho você daria para quem está pensando em começar a fazer Triathlon?

Pare de pensar e inicie nesse fascinante esporte ? O Triathlon é apaixonante e desafiador. Toda a logística exigida nos treinos, na preparação para as provas e no próprio dia da prova se tornam um tempero a mais. Nós temos a chance de vivenciar intensamente três esportes muito diferentes que com orientação e treinamento adequados conseguimos torná-los complementares. Sou suspeito para falar do Triathlon, pois desde 2012 me tornei um amante do esporte e pretendo praticá-lo enquanto tiver saúde.