Rumo ao Sesc - Entrevista João Felipe de Campos Costa

Rumo ao Sesc – Entrevista João Felipe de Campos Costa

O Sesc Triathlon Caiobá é considerado o evento mais tradicional da modalidade no Brasil. Indo para sua 31ª edição no dia 24 de março de 2019, a prova reúne alguns dos melhores triatletas do país e promove uma verdadeira festa entre os 1.350 atletas que nadam, pedalam e correm em busca dos mais variados objetivos.

E já que esta prova reúne tanto os os mais experientes quanto aqueles que estão começando no triathlon, nada melhor que conhecer alguns atletas que treinam aqui na Swimex com a Manocchio Team.

Pra começar, vamos saber um pouco da história do triatleta João Felipe de Campos Costa, 31 anos, engenheiro de controle e automação. Confira!

Quando e como começou no Triathlon?

Iniciei no Triathlon em dezembro de 2016. Depois de alguns exames de saúde alterados, procurei um esporte que gostasse e necessitasse de dedicação. Quando entrei na Manocchio Team a ideia era somente a prática da corrida de rua, mas em menos de 2 meses já cai na tentação de comprar uma bicicleta e logo em seguida iniciar uma modalidade a qual nunca havia imaginado praticar na vida, a natação! Pronto, a partir daí o Triathlon virou uma paixão e estilo de vida pra mim!

Como tem sido a rotina de treinos para o Sesc Caiobá?

Conciliar o trabalho e os treinos não é uma tarefa fácil, porém estou procurando manter uma rotina diária, fazendo algumas adaptações nos treinos durante a semana para adequar aos meus horários e tentando intensificar aos finais de semana. Sempre tentando fazer os treinos com o máximo de qualidade possível, respeitando as planilhas e intensidades propostas pelo treinador.

Quais as suas expectativas para a prova?

O SESC Triathlon Caiobá é uma das provas mais famosas do Brasil, essa será a minha primeira participação nela e confesso estar um pouco ansioso, mas as expectativas são boas, espero fazer uma boa prova, colocando tudo que venho treinando em prática e conseguir meu recorde pessoal na distância olímpica! Mas o mais importante de tudo é me divertir e curtir o momento.

Qual a importância da Manocchio Team e Swimex na sua caminhada até a prova?

A Manocchio Team é fundamental para todas as etapas. Com profissionais altamente preparados é possível evoluir de forma segura e confiável. O acompanhamento e atenção é essencial para um bom resultado nesse esporte, com planilhas personalizadas e sempre focada no objetivo e prova alvo do atleta.

A estrutura da Swimex permite que os treinos sejam agradáveis e intensos. Como já mencionei acima, meus horários são bem complicados, portanto durante a semana meus treinos são 90% indoor, o que faz a Swimex ser a minha segunda casa. Faço as aulas de spinning para substituir os treinos de ciclismo na estrada, pilates e musculação para o fortalecimento que é essencial para a performance e evitar lesões, corrida indoor no mínimo 2x na semana e a natação diariamente. Fora alguns finais de semana, onde tem os simulados de Triathlon indoor, que são essenciais para a preparação de uma prova como o SESC.

Que conselho você daria para quem está pensando em começar a fazer Triathlon?

Foco e dedicação é o maior segredo nesse esporte. A qualidade de vida e a satisfação são os maiores resultados!