Qualificação além da natação

Débora Farias é professora de Natação na Swimex

É a paixão pela Natação que norteia a carreira de Débora Farias, professora do esporte na Swimex. A sensação positiva que sentia – e continua sentindo – nas piscinas fez com que surgisse a vontade de transmitir às outras pessoas tudo aquilo que aprendeu dando braçadas rumo ao pódio.

Antes de fazer parte da equipe Swimex, a profissional foi nadadora por uma década e participou de inúmeros campeonatos estaduais e sul-brasileiros, além de travessias aquáticas.

De acordo com Débora, a maior conquista que se obtém por meio dos esportes é o aperfeiçoamento da imunidade e da mente. “Acima de qualquer resultado adquirido, estimular o nosso organismo é o maior benefício que podemos ter”, conta a treinadora. “A Natação engloba desde um trabalho de condicionamento do corpo, até um processo completo de desenvolvimento físico e pessoal. O primeiro passo para começar a nadar é gostar de água e saber experimentar aquilo que possivelmente lhe fará bem”, acrescenta.

Trajetória na Swimex

Formada em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná, a transformação de atleta para professora de Natação aconteceu de uma forma natural, afinal, transmitir seus conhecimentos era uma vocação. “Sempre me envolvi com vários esportes e por já ter certa facilidade em conviver com as pessoas, me sentia muito bem em poder ensinar e ver a realização das pessoas”, explica.

Além de ensinar Natação, Débora já foi professora de Hidroginástica e Coordenadora das Atividades Aquáticas na Swimex. Devido à sua ampla experiência e envolvimento com todos os setores da academia, hoje ela atua também como personal trainer – prova de que sua carreira está em constante evolução.

“Sou apaixonada pela Natação e sempre tive esse esporte como objetivo de vida. Mesmo depois de tanto tempo de trabalho, poder apresentar tudo sobre a modalidade aos alunos é muito estimulante”, enfatiza.

Qualificação além da natação

Motivação e capacitação

Para levar cada vez mais conhecimento e novas informações aos seus alunos, Débora procura realizar frequentemente cursos de capacitação, não apenas relacionados à Natação. “Tenho formação em Pilates e Alongamento, que abriu portas para um trabalho personalizado, e também o RTS, um curso de musculação responsável por ampliar o nosso atendimento geral dentro das atividades”.

Esse envolvimento com várias áreas faz com que a professora encontre novas formas de incentivar seus alunos na piscina. “Estou sempre procurando algo que não seja tão longe do meu conhecimento. Trabalho também com faculdades, aplicando cursos da área aquática e gestão de academias, e vejo que o profissional pode ser muito criativo e desenvolver inúmeras oportunidades”, afirma.

Conhecer áreas diferentes é também uma sugestão aos alunos, segundo Débora. “Procure aproveitar todos os setores da academia mesmo que não esteja muito acostumado e irá conhecer novas atividades e principalmente encontrar o que te completa”, destaca a professora.

Momentos de lazer

Embora o cotidiano de Débora seja repleto de atividades, quando possui tempo livre, ela não deixa de aproveitar a natureza. Sempre que pode, corre em parques e pratica esportes radicais, especialmente a tiroleza. O segredo para conciliar essas e outras tarefas é o planejamento. “Acredito que não é muito difícil separar ou até mesmo unir minhas atividades pessoais e carreira, basta planejar”, explica.

Leia também: Preparação para trilhas