Qual o aquecimento ideal para a sua modalidade?

Qual o aquecimento ideal para a sua modalidade?

Essencial para evitar lesões, o aquecimento é a etapa do treino que busca preparar o corpo para movimentos mais extenuantes. Ele permite que o aluno passe do repouso à atividade intensa de maneira confortável e segura.

Aquecimento é fundamental

Entre os benefícios proporcionados pelo aquecimento estão o aumento da mobilidade articular, a melhora do fluxo sanguíneo para os músculos ativos, a diminuição da tensão muscular. Além disso, ele nos prepara psicologicamente para a atividade.

Você pode também aliar essa prática ao alongamento, conforme explica Valéria Igayara de Souza, especialista em treinamento, ao portal Mais Equilíbrio: “Depois destes exercícios é essencial fazer um bom alongamento envolvendo todos os grupos musculares”.

Atividades específicas

Cada atividade esportiva possui suas características próprias. Dessa forma, o aquecimento também deve acompanhar essas particularidades, como explicamos a seguir.

Caminhada e corrida – Uma dica é fazer aquecimento em outro aparelho, por exemplo em uma bicicleta ergométrica, por 10 minutos. “Em seguida, faça exercício em esteira, aumentando a velocidade até alcançar seu ritmo de corrida regular”, explica a treinadora norte-americana Missy Kane ao Runner’s World.

 Aquecimento para corrida

Natação e hidroginástica – Ao redor da piscina, procure dar voltas lentas enquanto alonga os ombros. Faça também movimentos articulares, girando os braços de trás para frente, aquecendo assim as articulações dos membros superiores.

Spinning – Nas aulas desta modalidade, o aquecimento é feito pelo próprio professor, no início do treino. Geralmente, o aluno começa pedalando em um ritmo lento, entre cinco a oito minutos, tempo necessário para que o corpo se acostume ao esforço do exercício.

Musculação – Não há uma regra específica para aquecimento de musculação. Nessa hora, o equilíbrio é a chave. Procure fazer pequenos exercícios que o deixem ativo, mas não cansado. Uma dica é aquecer o músculo que será trabalhado durante o treino. Caso você vá movimentar as pernas, faça uma caminhada rápida na esteira ou uma corrida leve, por exemplo.

Hábitos saudáveis

Além de manter pequenos hábitos, é preciso também prestar atenção ao seu sono, pois ele é um dos responsáveis pelo bom rendimento durante o dia. Procure sempre dormir em um quarto completamente escuro, para ativar a melatomina, e evite consumir alimentos pesados antes de dormir. Dessa forma, seu dia será muito mais agradável!

Leia também: Como aumentar a resistência física

Por fora parece uma academia.
Por dentro é um dos maiores centros de fitness e bem-estar de Curitiba.
Conheça a Swimex: http://www.swimex.com.br/