Qual é a atividade física ideal para você?

musculacao-swimex-2

Aumentar a massa muscular, perder peso ou melhorar o condicionamento físico, essas são as principais preocupações de quem começa a praticar atividades físicas. Mas com tantas opções, como escolher a modalidade que se encaixará perfeitamente aos seus objetivos?

Para você não errar, separamos 6 modalidades e o perfil de seus praticantes.

 

  • Musculação

Hoje é uma das atividades mais praticadas, pois agrada a diferentes perfis. Se você não gosta muito de conversar, pode se concentrar em sua série, procurar um ambiente mais reservado e um horário mais tranquilo. Já para quem gosta de interação, os locais de musculação são também os ambientes ideais para conhecer pessoas.

A atividade ajuda no condicionamento físico e tonifica o corpo, pois o uso de pesos melhora a resistência e a força muscular. Ainda auxilia na prevenção da osteoporose, pois os exercícios são parceiros do fortalecimento dos ossos do corpo e diminui as chances do aparecimento da diabetes, pois a prática equilibra a taxa de glicemia no sangue.

musculacao_swimex

 

  • Corrida

A corrida pode ser praticada individualmente ou em grupo, basta você escolher como se adaptará melhor. Como é uma atividade de alto impacto, exige um bom condicionamento físico do participante e é ideal para quem deseja ganhar resistência muscular e melhorar a capacidade cardiorrespiratória.

Por ser uma modalidade aeróbia, é indicada para quem pretende emagrecer. Também é conhecida por fortalecer o coração, já que controla o nível de lipídios no organismo reduzindo os riscos de doenças cardiovasculares.

Se você se animou, pode fazer parte do grupo de corrida da Swimex, a Swimex Run. Os treinos são feitos na esteira durante a semana, e nos fins de semana a equipe treina no Parque Barigui.

swimex-run

 

  • Lutas

Modalidades como o Muay Thai exigem muita concentração, disciplina e força. Como tem bastante contato físico, é ideal para quem gosta de interagir e trabalhar em grupo.

As lutas exigem um bom condicionamento físico de seus participantes e proporcionam altas queimas de calorias. Além disso, a modalidade aumenta a força e a agilidade; os treinos contam com muitos exercícios calistênicos, como o polichinelo, abdominais e flexões de braço, melhorando a velocidade dos movimentos e a consciência corporal.

Não há restrições para a prática, mas se você já teve alguma lesão grave, preste atenção aos sinais do seu corpo.

 

  • Natação

Se você gosta de uma atividade mais concentrada durante a prática de seus exercícios, a natação pode ser o esporte mais indicado.

A atividade é um esporte de baixo impacto, e exatamente por isso não há restrições para sua prática. A médio e a longo prazo, melhora a capacidade respiratória, pois fortalece a capacidade de contração e expansão dos músculos torácicos e dos pulmões. Fortalece as articulações e a musculatura, diminuindo o risco de lesões nos tendões e ligamentos.

A modalidade também melhora a flexibilidade e o humor. Ainda mais nos dias quentes que temos enfrentado nas últimas semanas.

zumba-swimex

 

  • Dança

Quer ampliar seus círculo de amigos ou gosta de interagir? Se sim, a dança foi feita para você!

Com aulas dinâmicas e com muita interação, a atividade favorece o emagrecimento, por ser uma atividade que aumenta o gasto energético. Algumas modalidades chegam a gastar até 600 calorias por aula, o equivalente a um passeio de bicicleta em ritmo forte.

Entre elas, está a Zumba, uma só aula promete queimar 500 calorias em apenas uma hora. Apesar de parecer complicada, a modalidade mistura diversos ritmos da música latina e transforma a aula em uma verdadeira festa.

 

  • Spinning

Apesar de as aulas de Spinning serem feitas em grupo, os desafios são individuais. As aulas realizadas em bicicletas ergométricas prometem eliminar cerca de 700 calorias em apenas uma hora, sendo uma das grandes aliadas de quem deseja perder peso.

A atividade exige condicionamento físico e muita animação dos praticantes, que devem pedalar no ritmo da música. Porém, a prática traz diversos benefícios, além de auxiliar no controle do peso, as aulas melhoram o sistema cardiorrespiratório e fortalece pernas, coxas e região abdominal, melhorando a postura dos praticantes e modelando o corpo.

Agora que você já sabe mais sobre cada modalidade, basta escolher a que mais combina com você e vir para a Swimex!

Leia também: Cross Camp: uma cara nova aos treinos funcionais

Por fora parece uma academia.
Por dentro é um dos maiores centros de fitness e bem-estar de Curitiba.
Conheça a Swimex: http://www.swimex.com.br/