Quais são os benefícios da musculação?

Quais são os benefícios da musculação?

Os benefícios da musculação vão além da definição do corpo e do equilíbrio do peso. A atividade, que engloba cargas e repetições, é também uma aliada para evitar lesões, aumentar a força e controlar o estresse.

Praticando a modalidade regularmente, é possível ainda reduzir o risco de diabetes e osteoporose, melhorar a postura e influenciar de maneira positiva a sua autoestima. Esses benefícios surgem devido à aceleração do metabolismo gerada pela musculação. Como explica a personal trainer Paula Loiola ao portal Minha Vida, “Há aumento de gasto calórico durante o exercício e o ganho de massa magra acelera o metabolismo, fazendo o corpo funcionar de maneira mais eficiente”.

Corpo mais jovem

A partir dos 30 anos de idade, é normal que os indivíduos percam massa muscular de maneira acentuada. A musculação surge para interromper este processo, conforme afirma Paula: “Além de barrar o processo de perda muscular, fazer musculação também combate a formação de acúmulo de gordura, processo mais comum depois dos 30 anos de idade e que deixa o corpo com aparência de mais velha”.

 Musculação na Swimex

Todos os grupos musculares em movimento

Durante a atividade, todos os grandes grupos musculares são trabalhados, proporcionando maior gasto de energia e calorias. Essa característica da modalidade atua também no funcionamento do coração, combatendo doenças cardiovasculares, conforme explica o fisiologista Raul Santo: “Exercícios intensos controlam a pressão sanguínea, combatem o colesterol, além de deixar o coração mais ativo e saudável”.

Frequência e intervalos

Para se beneficiar com a musculação, o ideal é que o aluno a pratique de 3 a 5 vezes por semana. Durante os treinos, com acompanhamento de um educador físico, é ideal intercalar os grupos musculares para que haja um intervalo mínimo. Esse repouso é importante para que o músculo recupere-se e esteja pronto para receber um novo estímulo.

Leia também: Conheça os diferentes tipos de açúcar