O que é o princípio da sobrecarga?

A partir desta semana, vamos divulgar uma série de textos do Gerente Técnico da Swimex, Fabrício Kozel, sobre os princípios básicos do condicionamento físico. Você descobrirá como nosso organismo responde aos estímulos e o que é necessário para conquistar uma vida saudável.

Para que um programa de exercícios seja eficaz e seguro, é preciso planejá-lo e ter uma frequência semanal e observar certos princípios básicos originados de estudos científicos. Entre os principais, podemos considerar os seguintes princípios: da sobrecarga, da progressão e da continuidade, do uso e desuso, da especificidade e da individualidade biológica.

Hoje falaremos sobre o Princípio da Sobrecarga, o qual determina que, para o indivíduo adquirir aptidão física, os sistemas orgânico ou fisiológico devem ser submetidos a cargas e esforços que provoquem adaptações. Isto é, provoca um esforço por meio do qual o organismo é obrigado a responder aos estímulos para se adaptar. Alcançamos isso através de uma avaliação que determinará as cargas iniciais dos treinos.

TRX

Após essa primeira etapa, podem ser adotados dois caminhos para a utilização desse Princípio: primeiramente, aumentar o volume (quantidade) de cada treino, por exemplo, elevar o número de repetições em um treino de musculação, ou aumentar a intensidade do esforço, como o aumento de carga nos exercícios de musculação.

Respeitar esses princípios básicos fará com que o desenvolvimento de seu treinamento seja mais eficaz para atingir seus objetivos. Nos próximos textos, abordarei os demais Princípios. Fique ligado no nosso blog para que suas dúvidas sejam esclarecidas. Até a próxima!