PRIMEIRA PROVA DE 5K – Vitor Hugo

O primeiro desafio para o corredor iniciante costuma ser uma prova de 5 km, por conta de praticamente todos os eventos de corrida de rua conter essa distância. Para que isso seja feito de forma segura e saudável, é necessário tomar alguns cuidados na hora da preparação.

O período de preparação para atingir 5 km varia de acordo com o condicionamento do corredor. Se ele já for um praticante, em um mês é possível treinar para a prova. Já um iniciante precisará de mais tempo, dependendo de sua evolução.

É fundamental ter regularidade nos treinos, com uma frequência de no mínimo 3x por semana de treinamentos específicos de corrida.

O aumento do volume (tempo de duração) do treino deve ser aumentando de maneira gradual, sempre orientado por um profissional da área. No início é muito importante focar no tempo da corrida, e não na distância percorrida ou na velocidade.

Incluir o trabalho de força;

Aperfeiçoar a técnica de corrida;

Incluir os intervalados de velocidade.

São fatores importantes que devem ser acrescentados na hora correta durante a preparação.

O momento que o praticante conseguir correr 30 minutos de maneira contínua, sem alternar com caminhadas, ele já estará apto a se inscrever para a primeira prova de 5K, dando preferência a percursos planos, com pouca dificuldade na altimetria.

Sempre lembrando, que é possível alternar corrida e caminhada no dia da prova, o tempo limite mais comum para finalizar a distância nos eventos são de 45 a 50 minutos.