Preparação para trilhas

Preparação para trilhas

Paisagens incríveis, contato com a natureza e terrenos complexos. Esses são os elementos com os quais você irá se deparar ao correr ou caminhar por trilhas. Porém, apesar da sensação de relaxamento proporcionada por essa atividade, fazer exercícios em meio a florestas e montanhas exige muito preparo e cuidados durante o percurso.

Muita preparação

Após horas de esforço, subindo trajetos e pulando obstáculos, é comum que a pessoa sinta cansaço. Por esse motivo, o preparo físico torna-se essencial para que essa fadiga não a faça desistir da trilha. Uma sugestão é executar exercícios cardiovasculares e que fortaleçam as coxas e panturrilhas. “A quantidade de treinamento dependerá do tamanho e tipo de trilha que você esteja pensando em fazer. Há, porém, algumas técnicas básicas que se aplicam a qualquer tipo de treinamento para trilhas uma vez que se concentram no coração, coxas e panturrilhas, além das costas e ombros”, explica Josh Clark, em sua coluna no portal How Stuff Work.

Outra dica é a boa e velha caminhada, ideal para se preparar. Comece com 30 a 45 minutos, três vezes por semana, procurando atingir aproximadamente oito quilômetros. Quando sentir que seu corpo está adaptado, aumente o ritmo e a distância. Clark sugere caminhar cerca de dois terços do tamanho do percurso da trilha, ou seja, se for percorrer 20 km, tente chegar aos 13 ou 14 quilômetros em um treino mais pesado.

Trilhas são trajetos belos, mas que necessitam de cuidados

Se possível, treine também em pisos irregulares com terras e pedras, encontrados em parques, além de acrescentar muitas subidas e descidas ao treinamento, pois são elementos comuns em paisagens pouco exploradas. “É interessante, ainda, sentir como é correr com os pés encharcados, porque às vezes é preciso correr dentro de rios e no meio do barro, o que deixa os pés mais pesados e requer melhor preparo físico”, acrescenta Mirlene, praticante de trail running, ao portal Sport Life.

Já no dia da trilha, não esqueça o aquecimento. Em entrevista veiculada na Trail Running Brasil, o educador físico Giovanni Zen sugere uma atividade moderada, entre 10 a 20 minutos, que não comprometa suas fontes de energia ou ocasione fadiga.

“Realize o aquecimento de forma gradativa e com movimentos que irá realizar em seu treino. Gaste tempo com essa parte do treino, pois nela você consegue focar em seus objetivos e melhora sua capacidade de concentração. Adeque seu aquecimento com seu nível de preparo e o nível de esforço que irá realizar”, conta.

Outros cuidados

Além do preparo físico, são necessários outros aspectos, afinal, você irá se aventurar em um trajeto pouco conhecido e cheio de perigos naturais, como animais venenosos e caminhos escorregadios. Mas, não há motivo para se assustar. Para que seu percurso seja tranquilo, sugerimos o seguinte:

Cuidados nas trilhas

  • Avise pessoas próximas: informe sempre familiares ou amigos sobre o seu destino. Dessa forma, caso algo aconteça, alguém saberá onde você foi e onde procurar.
  • Carregue alimentos energéticos: castanhas e chocolates são ótimos exemplos de alimentos que não estragam fácil e oferecem bastante energia.
  • Não inclua objetos desnecessários: sua mochila deve ter apenas o essencial. Se você for acampar em algum local durante sua trilha, leve apenas objetos importantes, como isolante térmico e lanternas.
  • Leve o GPS: é uma medida de segurança. Se possível, tenha em mão também mapas da região.

Ficou interessado em começar a realizar trilhas? Venha se preparar na Swimex com as aulas da Swimex Run!

Leia também: Andréa Knaut e a Cozinha Terapia