Por que muitas pessoas estão cortando o glúten da sua dieta?

Faz algum tempo, surgiu o “boato” de que o glúten é um vilão para a saúde e deve ser excluído por todos, principalmente por quem deseja emagrecer. Então, está na moda retirar o glúten da dieta. É como se isso fosse uma regra para todos que estão ligados com alimentação saudável, mas não é bem assim.

A retirada do glúten está associada ao diagnóstico de doença celíaca, alergia ao trigo ou sensibilidade ao glúten. Alguns sintomas destas doenças, são: enxaqueca, diarréia ou constipação, alteração de humor, aftas recorrentes, depressão, infertilidade, irregularidade no ciclo menstrual, entre outros. Doenças autoimunes, como artrite reumatóide, psoríase, tireoidite de hashimoto, diabetes tipo 1, podem ter associação com a ingestão de glúten.

Qual o problema do glúten?

O glúten é a proteína encontrada em cereais como, trigo, centeio, cevada e aveia. Ou seja, todos os alimentos que tem esses ingredientes em sua produção, têm glúten. O glúten tem alguns componentes considerados alergênicos que deixam fragmentos não digeridos no intestino, estes são responsáveis pelo aumento da permeabilidade intestinal (fragmentos não digeridos passam direto para corrente sanguínea) e reações/sintomas causadas pelo glúten. 

Tirar ele da dieta, emagrece?

Retirar o glúten da dieta não garante que você vá emagrecer. Se ocorrer o emagrecimento através desta dieta, será devido a redução de calorias e carboidratos ingeridos em excesso anteriormente e não devido exclusivamente ao glúten. Tudo depende da escolha dos alimentos. Pipoca doce de pacote, pão de queijo e batata frita são alimentos sem glúten, em contrapartida são alimentos calóricos e que em uma dieta para emagrecimento não estão presentes ou estão esporadicamente. Alimentos Gluten Free não são menos calóricos, então simplesmente trocar os alimentos convencionais pela versão sem glúten não é a saída.

Quais as vantagens de uma dieta sem glúten? E as desvantagens?

Para quem é celíaco ou apresenta alergia ao trigo, ou ainda, sensibilidade ao glúten, sem dúvida, a dieta sem glúten tem muitas vantagens. Os sintomas citados anteriormente desaparecem e a pessoa consegue viver com qualidade de vida. Vejo desvantagem na dieta sem glúten quando ela é feita sem orientação e sem critério. Não retire os alimentos com glúten da dieta por conta própria, se você realmente for celíaco ou tiver algum tipo de sensibilidade, isso poderá dificultar o diagnóstico.

Procure um nutricionista para te orientar.