Por dentro do treinamento funcional

treinamento-funcional-swimex

Ideal para quem busca uma atividade física dinâmica, o treinamento funcional é realizado em formato de circuitos, unindo exercícios que reproduzem os movimentos do dia a dia, como andar, correr e levantar objetos pesados. Em alguns momentos da aula, o esforço fica por conta do peso do próprio corpo, já em outros, a bola suíça ou as faixas elásticas assumem essa função.

A variedade de exercícios é um dos principais diferenciais. Ao contrário da Musculação convencional, por meio da qual se estimula uma região por vez, no treinamento funcional, o corpo é trabalhado como um todo. “Vários dos objetivos desse método representam uma volta à utilização dos padrões fundamentais do movimento humano (como empurrar, puxar, agachar, girar e lançar) integrando o corpo todo”, explica o educador físico Ricardo Santos à revista Exame.

O objetivo das aulas é desenvolver habilidades como equilíbrio, flexibilidade, força e resistência. Para isso, são utilizados inúmeros acessórios, entre eles elásticos, cordas, cones, discos e hastes, o que ajuda a tornar a aula bastante dinâmica.

“A possibilidade de combinar diferentes modalidades, como o treino aeróbico com o de equilíbrio, cria uma infinidade de variações e acabam com a monotonia, tornando inclusive o corpo mais inteligente”, ressalta o educador físico Saulo Batista ao site Eu Atleta.

Benefícios do treinamento funcional

aula-treinamento-funcional-swimex

A melhoria do sistema cardiovascular e a gasto calórico estão entre os principais benefícios dessa modalidade. Em 45 minutos de aula, é possível gastar até 300 calorias, o que torna o exercício excelente para quem busca equilibrar o peso. A ativação da Musculação também é outro diferencial, pois os exercícios dão grande ênfase ao core (complexo lombo-pélvico, quadril). Por fim, essa modalidade proporciona perda de gordura e o ganho de massa magra, resultando em um corpo definido.

Na Swimex, você pode conhecer um pouco mais sobre os exercícios funcionais nas aulas de Circuito Funcional e Cross Camp. Acesse a grade horária e agende uma aula experimental.

Leia também: Renata Dipp e sua trajetória na Swimex