Planejamento nutricional para provas longas de Triathlon!

Existem vários fatores importantes para obter sucesso em provas longas de Triathlon. Treinamento físico e psicológico, descanso e estratégia de prova são sempre os mais lembrados.

Mas, além deles, o planejamento nutricional é um fator importantíssimo para conseguir atingir o objetivo pessoal de cada atleta. Isto se aplica a todos: de iniciantes a profissionais de alta performance. O atleta, apesar de bem treinado, pode não completar a prova se não der atenção necessária a este fator.

Devido à sua relevância, é aconselhado que o atleta procure um profissional da área para preparar um planejamento personalizado. O ideal é que ele seja desenvolvido com antecedência para que ao longo do período de treinamento o atleta possa testar diferentes opções de alimentação e hidratação – cada corpo reage diferente a determinado tipo de alimento e suplemento.

Por este motivo, deve-se testar tudo que irá se consumir durante a prova e nunca ingerir algo pela primeira vez ao logo da prova. É importante frisar que o planejamento nutricional é algo muito específico: o que funciona para um atleta pode não ser adequado para outro.

Além disso, precisa se ter em mente que o plano deve ser seguido ao máximo. No decorrer da prova, situações podem atrapalhar e prejudicar o resultado esperado, por isso é preciso conhecer e sentir seu corpo e estar preparado para fazer pequenas adaptações em seu planejamento, de acordo com o desgaste físico em determinado momento da prova (antecipar ou adiar um suplemento, por exemplo).

José Lozano, integrante do SwimexPro, gosta muito de alternar doce e salgado a cada 30 minutos no decorrer da prova. “Por exemplo: tomo um sache de carboidrato em gel, 30 minutos depois como batata cozida com sal, após 30 minutos, novamente um sachê de carboidrato em gel, e assim segue, sucessivamente. Para evitar a desidratação, bebo muita água e isotônicos (quanto maior for o calor, mais água bebo). Também me planejo para tomar aminoácidos e sal de hora em hora. Se necessário, próximo ao final da prova, tomo Coca-Cola para aumentar o nível de glicose no corpo. Isto me faz sentir melhor quando não estou bem.”

Conheça todos os benefícios que nossas nutricionistas tem a oferecer e melhore o seu desempenho!