Perigos do excesso de atividades físicas

Exagerar nos treinos pode ser tão prejudicial quanto não praticar atividades físicas. O chamado overtraining é o excesso de exercícios, quando praticamos as atividades sem respeitar o tempo de descanso do corpo.

Quais são os riscos?

Entre os malefícios causados estão: dificuldade para respirar, tonturas, insônias, inchaço e dores constantes nas articulações. Segundo o ortopedista Lafayette Lage, o aluno corre ainda o risco de ter lesões graves em regiões como ligamentos, tendões e músculos.

“É muito comum, principalmente entre os jovens, a pessoa se animar a tal ponto que perde a noção do tempo enquanto pratica atividades físicas. Tanto quanto aquele atleta que treina excessivamente, quem está abandonando o estado de inércia e dando início à prática entusiasmada de esportes precisa saber que as chances de sofrer uma lesão são altíssimas”, alerta Lage à revista Vigor.

 Overtraining pode ser prejudicial

Como evitar o overtraining?

Equilíbrio, periodicidade e repouso são elementos fundamentais para garantir uma atividade física saudável. Além de não exagerar nas cargas e repetições, procure descansar o seu organismo, afinal, é nesse período que o músculo se recupera e se adapta ao exercício.

Segundo Lage, para prevenir entorses, distensões, contusões e demais problemas, é preciso aumentar a intensidade das atividades físicas aos poucos: “Utilizamos rotineiramente a regra dos 10%, que sugere ao esportista não aumentar a intensidade ou a duração do treinamento além desse percentual. Por exemplo, uma pessoa que corre 30 quilômetros por semana pode aumentar sua distância na semana seguinte em três quilômetros, passando a correr 33″.

Contudo, essa regra é válida até certo ponto, é preciso haver um limite. Procure orientação de um educador físico que, juntamente com o aluno, irá elaborar o planejamento de treinos que melhor se adapta aos seus objetivos e condicionamento físico.

Leia também: Conheça os principais treinos de corrida

Por fora parece uma academia.
Por dentro é um dos maiores centros de fitness e bem-estar de Curitiba.
Conheça a Swimex: http://www.swimex.com.br/