Os benefícios do ovo na alimentação

Se antigamente, o ovo foi o vilão da alimentação, hoje ele é considerado um superalimento! Muitas pessoas ainda têm receio de consumir esse produto diariamente, e por isso, com o auxílio da nossa nutricionista Juliana Molina, nós preparamos este post para esclarecer os principais mitos e verdades sobre este alimento polêmico.

Ovo é um superalimento – Verdade

O ovo é rico em macro e micronutrientes. Nele são encontradas gorduras (saturadas e colesterol), vitaminas lipossolúveis A, D, E e K. Possui ainda colina, vitamina B12 e minerais como ferro, fósforo e zinco. É excelente fonte de luteína e zeaxantina que estão relacionadas à prevenção da degeneração macular e alterações oftalmológicas.

Ovo aumenta o colesterol – Mito

Estudos já demonstraram que o consumo de alimentos fontes de colesterol não são responsáveis pelo aumento do colesterol sanguíneo, e sim o consumo excessivo de carboidratos e gorduras trans. A indicação do consumo deve ser individualizada de acordo com a realidade de cada pessoa.

O ovo pode ser preparado de qualquer forma que terá bons efeitos na saúde – Mito

Para não perder seus nutrientes, é recomendado utilizar panelas/recipientes que não necessitem do uso de gordura, ou utilizar pequenas quantidades como azeite virgem, óleo de coco, ou os sprays que liberam uma quantidade reduzida.

Não lavar o ovo e não guardá-lo na porta da geladeira – Verdade

O ovo deve ser guardado dentro da geladeira (e não na porta da geladeira como muitos fazem). Além disso, não deve ser lavado antes do consumo, pois isso pode remover sua cutícula protetora, facilitando a entrada de microrganismos. Os ovos só devem ser lavados em água corrente antes do consumo.

Um bom alimento para consumir no café da manhã -Verdade

Graças ao seu alto valor protéico, consumir ovos no café da manhã promove maior saciedade, podendo ser um substituto do queijo e da manteiga, ou usado em preparações específicas.

A nossa nutri ainda separou duas receitinhas especiais! Olha só o que você pode fazer para consumir esse superalimento na primeira refeição do dia:

Crepioca: 1 ovo batido + 1 colher de sopa de farinha de tapioca + 2 colheres de sopa de cottage para o recheio.

Panqueca de banana: 1 ovo batido + 1 banana amassada + 1 colher de Aveia + 2 colher de chá de cacau em pó.

Além disso, você pode consumí-los cozidos ou grelhados em fogo baixo e com a frigideira tampada, acrescentando temperos como açafrão, pimenta do reino, orégano ou outras ervas.

Gostou das dicas? Nossas nutricionistas estão sempre à disposição para tirar dúvidas sobre o que consumir para levar uma vida mais saudável. Agende seu horário e saiba quais as melhores opções de acordo com as suas necessidades.