Os Benefícios da Natação Infantojuvenil

Durante o processo de crescimento e desenvolvimento a criança sofre várias mudanças no seu organismo, por isso ela merece uma atenção especial dos pais e professores. Com certeza, a natação é a primeira modalidade e a mais eficaz para a aplicação da aprendizagem organizada, pois auxiliar no desenvolvimento psicomotor e no processo de maturação.
Quando falamos de natação e seus benefícios, devemos ter consciência que o processo de ensinamento e adaptação ao meio líquido devem ser respeitados em suas fases, na primeira fase e provavelmente a mais importante, destacamos a importância da adaptação ao meio líquido que deve ser orientada para que o aluno experimente a estabilidade postural e o domínio de seus movimentos corporais, pois assim levam ao aperfeiçoamento das condições individuais para uma boa respiração dentro d’água. Se neste momento o aluno for estimulado e motivado, ele passa pelas outras fases do ensino da natação com facilidade, o que torna o processo de aprendizagem mais interessante e desafiador.
Acreditamos que a abordagem do lúdico nas aulas de natação infantojuvenil seja de extrema importância, pois gera manifestações positivas que estimulam a criatividade, a espontaneidade, o prazer e a afetividade. O lúdico deve estar inserido nas aulas de natação como elemento básico de motivação para o aprendizado, pois assim é estabelecido um vínculo entre o professor e o aluno, construindo laços afetivos entre eles e um relacionamento de confiança.
A natação é um esporte considerado completo, pois contribui para o desenvolvimento a nível motor e psíquico, além de melhorar a capacidade respiratória e o sistema cardiovascular.
Traga o seu filho para nadar com a gente.
Tags: