Os Benefícios da Água de Coco | Blog SWIMEX

Os Benefícios da Água de Coco

Os benefícios da água de coco para a saúde são tantos que hoje a bebida tem se tornado cada vez mais uma preferência nacional. De tão popular, já deixou de ser encontrada apenas na sua forma natural. Hoje a bebida pode ser encontrada facilmente em lanchonetes e supermercados, de diversas marcas e versões.

Rica em nutrientes e sais minerais, a água de coco é ideal para repor os líquidos e os sais perdidos através do suor durante a prática de atividades físicas. Conhecida popularmente como um “isotônico natural”, a bebida tem poucas calorias, o que não compromete a dieta.

Em 100 ml, ela apresenta cerca de 250 mg de potássio (a porcentagem total das necessidades diárias) e 105 mg de sódio (metade do valor recomendado por dia), além de boas doses de cálcio, magnésio e vitamina C.

Os Benefícios da Água de Coco | Blog SWIMEX

Natural x Industrializada

Sabendo que todo produto fresco conserva melhor o valor de seus nutrientes, é aconselhável escolher a versão natural da bebida. Como na água de coco os principais ingredientes são o sódio e o potássio, não há diferenças significativas quando ela é engarrafada, pois esses minerais não se perdem facilmente.

Por não conter conservantes nem outras substâncias artificiais, a água de coco natural tem a vantagem de não provocar alergia e poder ser ingerida pela maioria das pessoas, com exceção dos hipertensos e diabéticos. Estes últimos devem ir com calma, pois água de coco em excesso fornece muito sódio e glicose. Pessoas com disfunções renais e retenção de líquidos também precisam consumir pouco, por causa do sal.

Nas versões caixinha e garrafinha, preste atenção ao uso de conservantes. Estas informações sempre estão expressas na embalagem. Leia com atenção se esse item foi acrescentado ou não. 😉