Agachamento

Agachamento Para Definir Glúteos e Pernas

Simples, porém completo, o agachamento é um dos exercícios mais importantes para quem quer conquistar pernas e glúteos definidos. O que torna este exercício eficaz é a capacidade que ele tem de ativar um grande número de grupos musculares de uma só vez. 
Estudos legítimos sobre o assunto revelam que o agachamento melhora a estabilidade do joelho ajudando a reduzir o risco de lesões. A National Strength and Conditioning Association (NSCA) publicou uma excelente revisão de literatura que somada aos dados do Canadian National Alpine Ski Team sugerem que agachar regularmente reduz não apenas a incidência, mas também o tempo de recuperação das lesões que eventualmente ocorrem.
Para evitar lesões na coluna e joelho, tenha muito cuidado com a postura durante a execução do exercício. Uma dose de bom-senso também ajuda: Por exemplo, se o aluno possui histórico de lesão no joelho ou coluna, o agachamento não é uma atividade indicada, num primeiro momento. 
Amplitude 
Com o auxílio de profissionais, todas as pessoas podem realizar o agachamento. Um estudo indicou que o ângulo em que há maior sobrecarga articular no joelho é exatamente o ângulo de 90 graus. Sendo assim, se o aluno realizar o agachamento completo (levar o glúteo próximo aos calcanhares), ele não terá uma maior sobrecarga articular nos joelhos do que quem o realiza somente até os 90 graus. Ele apenas estará suportando a máxima sobrecarga articular por mais tempo. Em caso de dúvidas, consulte nossos especialistas em treinamento funcional!
Contra-indicações 
O exercício é recomendado de duas a três vezes por semana. A prática deve ser realizada com moderação e em dias alternados, de forma que a musculatura consiga descansar. Aquelas pessoas que não conseguem agachar sem tirar os pés do chão, certamente estão com a mobilidade comprometida. Neste caso, o indicado é que esta pessoa entre em contato com seu professor, para que um treino de recuperação possa ser conduzido de maneira eficiente. 
Lembrando que não existe exercício proibido. Existe, sim, exercício adequado para cada perfil de pessoa. Cabe ao professor analisar cada um de seus alunos e desta forma aplicar o treino de maneira personalizada.
Fonte: Seu Treino em Debate.