Conheça a natação da Swimex!

A natação tem ganhado cada dia mais adeptos. Além de entrarem em forma, os praticantes aproveitam outros benefícios, como a melhora da capacidade cardíaca, da postura e o aumento da força e da flexibilidade. Esta semana, o professor Ilan Kuczynski Kessel conta-nos como foi a implementação dessa modalidade na Swimex e todos os benefícios do esporte:

Há quinze anos, surgia em Curitiba uma academia ousada, grande, com uma proposta diferente, em um local projetado e construído especificamente para ser uma academia.

Surgia, também, uma bela piscina semiolímpica, com 25 metros de comprimento, arejada, ensolarada e com água transparente. Com a construção desse ambiente ideal, veio a proposta de trazer aos alunos não só o aprendizado dos quatro estilos da modalidade, mas também a linguagem e as técnicas do treinamento desportivo de alto nível, adaptado, claro, à realidade e à individualidade de cada aluno.

hidroginástica-2

Era o fim do “vai crawl e volta costas”, do “tantas piscinas disso e tantas daquilo outro”, para dar início aos treinos concisos e lógicos, com aulas com aquecimento, construção de séries principais e de soltura. Introduzimos uma linguagem de treinamento, passamos a ensinar nossos alunos a trabalhar com intervalos e definir objetivos concretos e possíveis de serem alcançados. Também montamos uma equipe de professores de alto nível, que eram, em sua maioria, ex-nadadores, dessa forma vivenciaram os exercícios pedidos durante as aulas e treinos.

Em 2001, tivemos a consultoria do grande doutor em treinamento desportivo Antônio Carlos Gomes. Esse foi um dos principais fatores que nos fez tornar-se a primeira academia do Brasil a ter um planejamento de intensidades diárias, com distribuição de cargas, oferecendo estímulos e exercícios de recuperação aos alunos, a que classicamente chamamos de periodização de treinamento.

hidroginástica

Esse trabalho foi continuado e aprimorado pelo professor Fábio Dipp, e com base nesse aperfeiçoamento, pudemos montar um planejamento para cada fase do ano.

Estrutura e comprometimento são o que os alunos encontrarão na piscina da Swimex. Além disso, estarão em contato com programas equilibrados, distribuídos ao longo do ano e com intensidades diferentes, para estarem sempre surpreendendo o corpo e obtendo resultados concretos. Sejam para provas de piscina, águas abertas ou triathlon, o crescimento individual é o mais importante para a vida.

Seja bem-vindo à Natação Swimex, porque você tem a vida pela frente!

Até a próxima, e bons treinos! E lembrem-se: vocês têm a vida pela frente.

professorilan

Ilan Kuczynski Kessel 
Professor de natação
Ilan é professor e técnico de natação. Divide seu tempo entre as aulas e a prática do surf e do stand up paddle e seus cachorros.

Quer saber mais sobre o assunto? Confira os horário que o professor Ilan vai estar na Swimex, clique e veja a grade horária.

Leia também: Dicas para uma boa convivência na academia