Mundial de IRONMAN no Havaí: história e curiosidades

Preparamos um texto especial com tudo sobre o IRONMAN World Championship, prova que acontece todos os anos em Kona – Hawaii e que reúne os melhores triatletas do mundo, entre amadores e profissionais. Confira:

Surgimento

A primeira edição do Campeonato Mundial de IRONMAN, no Havaí, foi realizada em 1978. A prova surgiu de uma discussão sobre qual atleta seria o mais resistente: o nadador, o ciclista ou o corredor? Daí veio a ideia de combinar as três mais duras provas de resistência praticadas no Havaí em apenas uma competição. Seria possível alguém completar os 3.800 metros de natação da tradicional Waikiki Rough Water Swim, seguir para 180 Km de ciclismo da famosa Around the Island Bike Race (realizada originalmente em dois dias) e terminar com 42,2 Km na maratona de Honolulu?

O desafio foi lançado e no dia da prova apenas 18 competidores apareceram, sendo que 3 desistiram ainda no início e outros 3 não conseguiram concluir o trajeto. 12 aventureiros completaram a prova sem imaginar que naquele momento estavam escrevendo uma página importante do esporte mundial, que em poucos anos iria se difundir pelo mundo inteiro e conquistar milhões de adeptos. O primeiro “Homem de Ferro” da história foi Gordon Haller, um motorista de táxi aposentado como Especialista em Comunicações da Marinha Norte-americana, que concluiu o percurso em 11 horas, 46 minutos e 58 segundos.

A prova continuou a ser realizada nos anos seguintes e em 1981 deixou de ser realizada no mês de fevereiro, em Oahu, para ser realizada na Big Island, em Kona, onde acontece até hoje, sempre no mês de outubro.

Atualidade

Mais de 40 anos depois e chegamos a uma das maiores competições do mundo. Hoje, o mundial de IRONMAN reúne mais de dois mil atletas do mundo todo, além de voluntários, imprensa e admiradores do esporte que se deslocam para a paradisíaca ilha de Kona.

Hoje, o mundial de IRONMAN reúne mais de dois mil atletas do mundo todo, além de voluntários, imprensa e admiradores do esporte que se deslocam para a paradisíaca ilha de Kona

E não pense que os atletas que participam deste superdesafio fizeram apenas uma inscrição, compraram as passagens de avião e arrumaram as malas. Não é tão simples assim. Participam desta competição apenas os atletas mais bem ranqueados nas 27 etapas classificatórias de IRONMAN que acontecem ao longo do ano, em diversos países ao redor do mundo.

Os desafios do percurso

É consenso entre os atletas: os maiores desafios do Mundial de Kona são vencer a umidade e os fortes ventos – com rajadas que podem chegar a mais de 40km de velocidade e que atrapalham muito o percurso de bicicleta. Além disso, há também a dificuldade de se vencer o sol escaldante, com temperaturas entre 37º e 40º graus, principalmente durante a corrida. Além disso, em algumas edições os atletas ainda enfrentam o mar agitado na etapa de natação.

Os atletas mais rápidos da história

Apesar do percurso ser sempre o mesmo, as condições climáticas do dia acabam influenciando os tempos entre dos atletas. A velocidade e direção do vento e o calor ficam expressos nas marcas ao longo dos anos. Mesmo assim, nunca se espera condições amenas na prova, o que garante um grande desafio para todos e disputas épicas entre os profissionais. Nesse sentido, os recordes nos dão uma dimensão do quanto esses atletas podem superar os limites do corpo humano.

Daniela Ryf é a atual recordista da prova entre as mulheres

Listamos abaixo os três melhores tempos gerais em toda a história da prova:

1º) 7:52:39 de Patrick Lange, campeão em 2018 e atual recordista da prova.
2º) 7:56:41 de Bart Aernouts, vice campeão em 2018.
3º) 8:01:09 de David McNamee, terceiro colocando em 2018.

Entre as mulheres, as 3 mais rápidas são:

1ª) 8:26:18 de Daniela Ryf, campeã em 2018.
2ª) 8:36:32 de Lucy Charles, vice campeã em 2018.
3ª) 8:41:57 de Anne Haug, terceira colocada em 2018.

Dos brasileiros que já participaram do Mundial de Kona, o destaque vai para a atleta Fernanda Keller, que já participou 24 vezes da competição na Grande Ilha, sendo 22 consecutivas. A atleta também figurou por 14 vezes entre as top 10 e durante seis vezes conquistou o terceiro lugar (1994, 1995, 1997, 1998, 1999 e 2000).

Fernanda Keller ficou 14 vezes entre as top 10 e durante seis vezes conquistou o terceiro lugar (1994, 1995, 1997, 1998, 1999 e 2000)

IRONWAR

Considerada a prova mais emocionante da história do Mundial, a final do IRONMAN em 1989 ficou marcada pela disputa palmo a palmo entre Dave Scott e Mark Allen, naquela que ficou conhecida como “IRONWAR”. Na ocasião, depois de disputarem lado a lado por praticamente todo o percurso, Mark Allen acelerou nos metros finais e venceu Dave Scott por apenas 58 segundos. Entre as mulheres, por apenas 56 segundos Newby-Fraser não conseguiu ser a primeira a quebrar a marca das 9 horas.

História de superação

Em 1981, quando a prova passou a ser realizada em Kona, quem estava por lá presenciou uma das cenas mais famosas e incríveis de superação do esporte mundial, que foi protagonizada pela estudante universitária e salva vidas, Julie Moss.

A atleta que liderava a prova começou a sentir o peso da competição nos quilômetros finais. Quando estava quase terminando a prova, em primeiro lugar, foi ultrapassada por Kathleen McCartney, na menor margem de vitória da história do Ironman Havaí: apenas 29 segundos. Julie então lutou contra o cansaço extremo, além da desidratação nos últimos 100 metros da prova, caindo e levantando, chegando mesmo a rastejar até a linha final.

Curtiu saber um pouco mais sobre o Mundial de IRONMAN no Havaí? Se quiser mais informações, acesse o site oficial da prova. E para aqueles que querem saber mais sobre o triathlon ou praticar a modalidade, ative seu FREE PASS, venha para a Swimex e tenha uma estrutura completa para os seus treinos.