Conheça os principais mitos sobre a atividade física

 

Atividade física correta

Começar a treinar pela primeira vez é uma etapa acompanhada por inúmeros questionamentos sobre a musculação. Porém, mesmo com orientação dos profissionais e muita informação disponível, vários iniciantes acabam acreditando em alguns mitos e seguindo práticas que nem sempre são seguras. Para ajudar você a iniciar uma atividade física sem colocar sua saúde em risco selecionamos os principais mitos sobre os treinos de musculação.

Transpirar durante a atividade física quer dizer que estou emagrecendo?

O suor é o mecanismo utilizado pelo organismo para regular a temperatura corporal. Quando o indivíduo sua, ele perde água e não necessariamente gordura. Evite correr com roupas pesadas acreditando que isso irá acelerar o emagrecimento. Na verdade, a prática vai gerar desconforto e possivelmente piorar seu desempenho físico. Opte sempre por vestimentas confortáveis e adequadas ao tipo de atividade física executada.

Suplementos são essenciais para melhorar seu desempenho?

Alimentação Saudável

Suplementos que prometem reduzir a gordura ou aumentar a massa muscular são facilmente encontrados em lojas especializadas. Contudo, os nutrientes contidos nesses produtos podem ser obtidos através de uma alimentação balanceada. Dessa forma, nem sempre o organismo necessitará de substâncias extras. Segundo reportagem da Gazeta do Povo, o ideal é procurar previamente um nutricionista, o qual avaliará a necessidade nutricional do organismo e indicará o suplemento adequado.

Planejar treinos extras para compensar os meses parados é a melhor alternativa?

Se você ficou vários meses sem praticar atividade física, não é recomendado exagerar no retorno, pois quatro horas de treino não compensarão o período em que ficou parado. Essa prática pode, inclusive, piorar a condição física do praticante e até mesmo provocar lesões, sobrecarga das articulações e baixo rendimento. Inicie sua rotina de exercícios aos poucos, sempre respeitando o organismo e seus limites. Para isso, conte com a orientação da nossa equipe de professores.

Treinar no período da manhã garante um resultado maior do que à noite?

Não há comprovação científica de que um período do dia seja mais benéfico que o outro. É o ritmo biológico de cada indivíduo que determinará a hora mais eficiente para treinar. Então, opte pelo melhor horário para você, adaptando a sua rotina e ritmo de vida.

Dor após o exercício é sinal de que está dando resultado?

A musculação não causará dor em todos os movimentos, contudo, isso não significa que as repetições e cargas sejam insuficientes. De acordo com a personal trainer Simone Sarti, o indivíduo fica sujeito a dores musculoesqueléticas quando não está acostumado com atividade física ou altera a intensidade do exercício já praticado.

Dor após atividade física

Caso você sinta dor extrema após os exercícios, mesmo sem mudanças bruscas em sua rotina de atividades, não considere algo necessariamente positivo. A sensação pode sinalizar uma prática incorreta dos movimentos ou até mesmo microlesões. Nesse caso, converse com um de nossos professores.

Se as dores forem persistentes, procure um médico especialista.

O consumo exagerado de proteína aumenta os músculos?

Shake

A revista Men’s Health alerta para o consumo exagerado de suplementos e shakes. Para o Dr. John Ivy, coautor do livro Nutriente na Hora Certa, a ingestão de proteínas estimula a construção de músculos. No entanto, o atleta não precisa de quantidades exorbitantes para atingir o resultado desejado. Sugere-se consumir aproximadamente dois gramas de proteína para cada quilo do seu peso. Se fizer o uso de suplementos, converse com seu médico sobre o consumo das proteínas em sua dieta.

Após longos meses sem praticar atividade física, os músculos tornam-se gordura?

O professor da Swimex, Fabrício Kozel, explica que gordura e músculos são tecidos completamente diferentes. “O que acontece é que, quando alguém para de treinar, os músculos começam a diminuir pela inatividade e, se o consumo calórico for mantido sem o gasto provocado pelo exercício, haverá acúmulo de gordura”, contou à Gazeta do Povo.

Musculação gera estrias?

De acordo com o professor Marcos César Rodrigues, em entrevista à revista Corpo a Corpo, o surgimento de estrias só ocorre quando são utilizadas substâncias que aumentam a musculatura de uma forma não natural, devido ao esticamento agressivo.

Não se deve exercitar músculos doloridos?

Segundo a revista Men’s Health, o diretor do Laboratório de Biomecânica da Universidade de Indiana, Alan Mikesky, afirma que o praticante deve determinar até que ponto o músculo está dolorido. “Se o músculo incomoda ao toque ou se a sensibilidade limita a extensão do movimento, o melhor é dar a ele mais um dia de descanso”. Em casos menos graves, é possível proporcionar um descanso ativo, que seria a prática de atividade aeróbia leve e alongamento para aliviar a sensação de desconforto.

Treinos curtos não são eficazes?

Sessões de exercícios mais curtas não significam que não haverá perda de calorias. Além de serem essenciais para induzir o gasto energético posterior, os minutos inicias das atividades físicas realmente proporcionam um gasto calórico, contudo, ele é consideravelmente menor.

O consumo de água gelada durante o treino potencializa o gasto calórico?

Ao aquecer a água ingerida, o organismo realmente utiliza energia. Porém, o gasto calórico é insignificante, aproximadamente uma caloria por litro ingerida. Mas lembre-se: beber água durante os exercícios é importante para manter o corpo hidratado.

Hidratação

O aquecimento é fundamental antes dos exercícios?

Para a médica Julia Gilchrsit, em entrevista à revista Men’s Health, o aquecimento é essencial principalmente para evitar lesões durante a atividade física. Essa preparação aumenta lentamente o fluxo de sangue e prepara os músculos para a atividade. “Sugiro um aquecimento completo, pois a maior parte das lesões nos músculos ocorre durante a extensão normal dos movimentos”, explica.

Treinar apenas nos meses que antecedem o verão traz resultado?

A atividade física precisa ser uma rotina, pois se trata de um compromisso com a saúde. Não procure a academia pensando apenas no resultado estético rápido. Veja os exercícios como uma opção de vida saudável e algo que lhe proporcionará bem-estar.

Leia também: Muay Thai como aliado para uma vida saudável