Mais saúde através dos temperos

Mais-saúde-através-dos-temperosQuem não gosta de colocar um tempero a mais nos pratos? Porém, os produtos industrializados são ricos em sal e sódio, os quais, quando consumidos em excesso, podem causar doenças cardiovasculares. Nesta semana, a professora Juliana Pegorer dos Santos Molina, nossa especialista em nutrição esportiva e funcional, separou alguns temperos naturais para deixar suas refeições mais saudáveis e saborosas:

A ciência já demonstrou os diversos canais pelos quais a alimentação pode conduzir o organismo à saúde ou à doença. Uma ferramenta muito poderosa para a saúde, e de simples aplicação no dia a dia, são os temperos naturais, livres de aditivos químicos industrializados. Entretanto, nas prateleiras dos supermercados, são encontradas inúmeras marcas de temperos industrializados que prometem praticidade no momento de dar um sabor especial às preparações. Entretanto, eles trazem consigo uma carga enorme de sal, glutamato monossódico, conservantes e aromatizantes artificiais extremamente maléficos à saúde.

Já os temperos naturais apresentam, em sua maioria, ação antioxidante, anti-inflamatória, anticancerígena, entre outras propriedades específicas de cada tempero. A simples estratégia de trocar o industrializado pelo natural, além de prevenir a hipertensão por reduzir a necessidade do uso de sal, coloca para dentro do organismo uma lista de substâncias capazes de afugentar diversas enfermidades.

Por esse motivo, escolhi quatro temperos especiais para descrever suas propriedades e suas formas de utilização.

Açafrão (ou açafrão-da-terra ou cúrcuma)

Digestivo e ativador da função hepática, tem sido apontado também como agente da prevenção e do tratamento do mal de Alzheimer, do câncer e das doenças do coração. Raiz de forte tonalidade laranja, contém curcuminoides, parentes próximos dos polifenóis (substâncias encontradas na uva, no chocolate, no gengibre e no chá verde). Ou seja, a especiaria é considerada uma fonte de antioxidantes poderosos contra enfermidades e envelhecimento precoce, além de estar sendo apontada como importante recurso na prevenção da obesidade.

Esse é o condimento que deve estar em evidência em sua cozinha, devido aos poderes anti-inflamatório/anticancerígeno/antioxidante e pela versatilidade de utilização. De preço acessível e paladar suave, pode ser acrescentado em todos os alimentos, como em: ovos, molhos, carnes, legumes, arroz, sopas, patês.

benefício-do-açafrão

Pimenta dedo-de-moça

Esse tempero aromático apresenta poderes curativos devido a um fitoquímico chamado capsaicina, responsável por garantir o sabor ardido do alimento que, assim como a piperina, no caso da pimenta preta, é uma substância que estimula a liberação de endorfina, analgésico natural do nosso organismo. Além disso, a capsaicina apresenta efeito antioxidante, anticoagulante (melhorando a circulação sanguínea), hipocolesterolêmico, anticarcinogênico, antimutagênico e termogênico (favorecendo a queima de gordura corporal). Três gramas por dia parecem ser o suficiente para se desfrutar dos benefícios da pimenta.

Pode ser acrescentada em qualquer tipo de prato, desde um simples omelete até sopas, molhos, geleia e pratos mais elaborados. Para quem aceita melhor o paladar picante, pode ser acrescentada até em sucos!

Aconselha-se acrescentar a pimenta ao final das preparações dos pratos quentes.

Canela

A canela é uma casca de árvore aromática, que se apresenta na forma de pau ou pó, ajuda a normalizar os níveis de açúcar no sangue, sendo um eficiente recurso na prevenção e no tratamento de quadros pré-diabéticos e diabéticos. Menos da metade de uma colher (chá) de canela por dia já contribui para a redução da glicemia, do colesterol e dos triglicerídeos, além de aumentar o gasto calórico, contribuindo para a queima de gordura. Seus óleos essenciais também apresentam ação antibacteriana e antifúngica, evitando especialmente a proliferação da Candida Albicans, que provoca a candidíase. Até o perfume da canela proporciona benefícios: melhora o processamento cognitivo do cérebro, estimulando a atenção, a memória e a agilidade visual e motora.

A canela em pó pode ser acrescentada em shakes, mingaus, sucos e frutas. O pau de canela pode ser usado em chás e para mexer o café.

benefícios-da-canela

Gengibre

Rico em fitoquímicos, apresenta efeito positivo sobre o trato gastrointestinal, uma vez que estimula as secreções naturais do aparelho digestório, acelerando o tempo de esvaziamento gástrico e evitando a formação de gases. Também ameniza náuseas, enjoos e vômitos, aumenta o gasto energético do organismo, ajuda na prevenção da trombose e reduz dores musculares, provavelmente, por ter propriedades anti-inflamatórias e analgésicas.

Para tirar proveito dos poderes do gengibre, inclua a raiz nas mais variadas receitas. Basta uma colher de sopa da raiz (ou cerca de 5 lascas) ao dia, para beneficiar o organismo. Pode ser adicionado a sucos de frutas naturais, no preparo de carnes, refogados com legumes ou como ingrediente de saladas. Outra boa pedida é acrescentá-lo a uma garrafinha de água ou de chá, e deixar o líquido em repouso na geladeira por uma noite inteira. No dia seguinte, consuma aos poucos.

A variedade de ervas e especiarias é imensa e, assim como as citadas acima, cada uma delas oferece diversos benefícios à saúde. Utilize suas preparações do dia a dia como veículos para a ingestão desses compostos que ajudam seu corpo a funcionar melhor. Teste os temperos; comece acrescentando pequenas quantidades das ervas e condimentos, descubra sabores novos e crie gosto pela culinária. Ganha-se sabor e saúde, sem agregar calorias significativas!

140x140_Juliana

Juliana Pegorer dos Santos Molina 
Professora e Nutricionista
Juliana é e nutricionista especialista em Nutrição Esportiva e Nutrição Funcional, com experiência de 11 anos em academias de Curitiba.

Quer saber mais sobre o assunto? Confira os horário que a Juliana Molina vai estar na Swimex, clique e veja a grade horária.

Leia também:Dieta detox: como o suco verde auxilia a desintoxicar o organismo

Por fora parece uma academia.
Por dentro é um dos maiores centros de fitness e bem-estar de Curitiba.
Conheça a Swimex: http://www.swimex.com.br/