Levantamento Terra

O Levantamento Terra, ou Deadlift, é um exercício que aumenta a estabilidade do CORE, pois tem como característica o envolvimento de grande parte da musculatura da região lombar, das pernas, do trapézio e abdômen. Os músculos envolvidos são vários: esplênio da cabeça, levantador da escápula, serrátil póstero superior, trapézio, rombóides maiores e menores, redondo maior, ilíocostal, espinhal do tórax, latíssimo do dorso, obliquo externo do abdômen, reto do abdômen, etc. A lista vai longe.
Esse exercício requer um cuidado redobrado na execução, pois quando feito de maneira errada ele pode sobrecarregar dois pontos muito importantes do nosso corpo: Joelhos e coluna. Porém, ao ser executado de forma correta e segura, recruta-se vários grupos musculares ao mesmo tempo, aumentando a queima de gordura e o fortalecimento das bases, como a parte inferior do corpo e o CORE. Confira a seguir algumas dicas para uma execução perfeita do levantamento terra:
1 – Para a execução fique em pé em frente à barra, com as pernas ligeiramente afastadas, as costas retas e os pés sendo divididos ao meio pela barra, quando olhado de cima.
2 – Agache flexionando os joelhos enquanto as costas ficam na horizontal, paralelas ao chão. Cuide para que os joelhos não passem a linha da ponta dos pés. Para isso, posicione o quadril para trás.
3 – Segure a barra com os cotovelos estendidos e as mãos um pouco mais afastadas em relação à largura dos ombros. As palmas das mãos podem estar viradas para o próprio corpo (pegada pronada) ou posicionadas na forma pegada power invertida. E não se esqueça: olhe sempre para frente.
4 – Inspire e bloqueie a respiração, contraindo a musculatura abdominal e da região lombar. Levante a barra do chão, estendendo as pernas, expirando ao final do esforço. Mantenha a extensão do tronco por dois segundos, em seguida retorne à posição inicial, com a barra tocando o chão.
O principal cuidado que você deve ter, durante todo o levantamento, é nunca deixar o dorso arredondado. Mantenha sempre a coluna reta.
Acompanhe nosso blog e fique por dentro de todas as dicas e informações preparadas especialmente para você.
Fonte: Treino HardCore, Musculação.net