Juliano França fala sobre corredores iniciantes e desafios do Swimex Run

Juliano

Aos 35 anos de idade, o professor Juliano Cândido França é considerado um especialista em corrida. Em conversa com o blog da Swimex, ele conta que, antes de chegar a essa modalidade, passou por diversos outros esportes ainda na época da escola, mas foi a paixão por correr que venceu.

“Sempre gostei de atividades físicas. No ensino fundamental, iniciei nas modalidades de atletismo, handebol e futsal. Nessa época, durante as aulas de educação física, também surgiu o interesse pela corrida”, relembra França.

Após começar a se dedicar à corrida, o professor construiu uma sólida carreira repleta de competições. Mas foi uma em particular que marcou a nova etapa em sua vida:

“Nessa prova realizada no Ecoville foi quando eu voltei às atividades, após o falecimento do meu pai, acompanhando um aluno recém-liberado de um AVC. Ela marcou um retorno não somente às provas, mas principalmente o meu retorno às atividades normais de trabalho e da minha vida pessoal”, comenta o professor.

Foco e preparação: as chaves da corrida

Com o crescente interesse pela corrida de rua no País, França depara-se com novos alunos todas as semanas. Segundo ele, embora seja um esporte que exige maior preparação, se for praticado com prazer, o desenvolvimento das atividades torna-se muito mais fácil.

Para quem está pensando em iniciar nessa modalidade, o professor dá algumas dicas. “Primeiramente, procure um cardiologista e realize o teste de esforço. Em seguida, busque orientação de um nutricionista e de um profissional na área de Educação Física que seja vinculado ao conselho da profissão”, explica.

O técnico ressalta que as atividades da Swimex Run não são indicadas apenas para quem deseja participar de provas: “Todos os alunos podem participar. Precisam apenas respeitar seus limites e frequentar às aulas, dando sequência ao treinamento”.

amarrar_tenis

Antes de correr na rua, o ideal é que o atleta iniciante treine em esteiras, com as aulas indoor da Swimex Run, pois o foco dessa prática é preparar e condicionar os alunos para que estejam aptos a realizarem treinos outdoor e provas de rua. Além disso, as aulas indoor são indicadas para pessoas acima do peso ou que estão se recuperando de lesões. Então, quando o aluno estiver confiante e preparado, poderá iniciar os treinos de rua: “Esse treino geralmente é o mais aconselhado quando o objetivo é a melhora de desempenho, entre outros fatores”.

Ele alerta os atletas para que se lembrem de que é preciso procurar sempre a orientação de um profissional durante a mudança de treinamento das esteiras para as ruas. Com a ajuda desse especialista, o aluno terá acesso a importantes informações, relacionadas a, por exemplo, roupas e tênis mais adequados à prática esportiva e alimentação saudável antes e após os treinos.

Novos desafios adiante

Além de trabalhar para que seus alunos alcancem os melhores resultados, neste ano, Juliano preparou-se para um novo desafio: ser um dos técnicos do grupo Swimex Run durante a meia maratona de New York. Para ele, essa foi uma prova nova para todos os participantes da equipe e exigiu muita superação de cada um deles. Ao todo, foram percorridos 21 quilômetros em um percurso iniciado no Central Park, passando por locais como o Museu de História e finalizando na famosa Wall Street.

Swimex_run_New_York

É importante que os atletas, mesmo os que não pretendem competir em uma prova de meia maratona, encarem as provas de rua como momentos de superação que exigem respeito aos próprios limites: “Os alunos devem respeitar os limites individuais e fazer uma prova curtindo o trajeto e evitando lesões, assim terão prazer durante a prova”, explica o professor.

Leia também: Swimex Run: nossa equipe de corrida

Por fora parece uma academia.
Por dentro é um dos maiores centros de fitness e bem-estar de Curitiba.
Conheça a Swimex: http://www.swimex.com.br/