Isometria nos treinos

Isometria nos treinos

Aliada dos treinos que buscam desenvolver e fortalecer a musculatura, a isometria é uma técnica que procura contrair os músculos sem movimentação corporal. Para isso são realizados exercícios de forma estática e isolada, por exemplo mantendo o corpo em uma posição fixa por um determinado tempo.

Segundo o educador físico Gustavo Luiz, a técnica é um ótimo recurso nos treinamentos de força, sendo possível fazer séries isométricas isoladamente ou juntamente com outros exercícios. “A combinação de isometria com exercícios dinâmicos traz maiores benefícios, deixa os treinos mais exigentes e talvez até queime mais calorias. E, em algumas situações, imediatamente após e por uma ou duas horas depois das séries isométricas mais puxadas, o músculo exercitado sofre um notável aumento de calibre”, conta ao portal Eu Atleta.

Prevenção de lesões

Um dos grandes diferenciais dos movimentos isométricos é evitar a sobrecarga articular, além de fortalecer os músculos e tecidos ao redor das articulações. Como resultado, é possível minimizar o risco de lesões devido a má postura e prática de outras atividades físicas.

 Exercícios isométricos

Conforme Luiz explica, a isometria também pode ser utilizada por quem está se recuperando de lesões: “Imagine que você machucou o joelho. Antes de voltar às passadas, talvez precise de um período de esforço mais suave, e esses exercícios entram aí, fazendo movimentos de menor amplitude”.

Gasto calórico

Quem busca um treino de alto gasto calórico deve aliar a isometria a outros exercícios, já que o principal enfoque é fortalecer os grupos musculares. “Não conseguimos obter a perda de peso somente realizando esses exercícios. Temos de trabalhar em conjunto com os aeróbicos, aliados a uma boa alimentação“, recomenda o educador físico Luiz Gilla à revista Viva Saúde.

Ficou interessado em realizar exercícios isométricos? Converse com o seu treinador!

Leia também: Substituição inteligente de alimentos

Por fora parece uma academia.
Por dentro é um dos maiores centros de fitness e bem-estar de Curitiba.
Conheça a Swimex: http://www.swimex.com.br/