Importância do treino regenerativo

Indicado após uma semana de corridas com alto grau de esforço, o treino regenerativo é uma alternativa para recuperar o organismo sem que ele fique em repouso completo.

Presente no planejamento de muitos corredores, este treino costuma ser o mais leve da semana – apresenta baixa intensidade e distâncias menores. Segundo a treinadora Camila Hirsch, a atividade permite adaptar os músculos aos estímulos que receberam durante a corrida. “Se o corredor só treina forte, as adaptações não são absorvidas, o que barra a sua evolução“, explica ao portal Sua Corrida.

Necessidades do aluno

Nem todos os praticantes de corridas precisam do treino regenerativo. Se você corre, em média, três vezes por semana, o seu corpo já conseguirá recuperar-se normalmente. Nesse caso, a recuperação pode ser feita com outras modalidades, incluindo natação, ciclismo e pilates, já que elas proporcionam estímulos diferentes aos músculos e contribuem para melhorar o condicionamento físico.

Segundo Camila, “Quem corre até três vezes por semana pode intercalar a corrida com o descanso total e ativo, sem necessariamente recorrer ao treino regenerativo. Já para aqueles que correm quatro ou mais vezes por semana, é essencial que pelo menos um dos treinos seja leve, com duração de 30 a 50 minutos”.

 Treino para recuperação do organismo

Alimentação e descanso

Em alguns casos, a treinadora alerta que o ideal é interromper completamente as atividades físicas por um ou dois dias, especialmente para os alunos menos experientes.

Para que a recuperação seja eficaz, procure também inserir alimentos que ajudam o organismo nesse processo, através de refeições com carboidrato e proteínas.

Leia também: Conheça o Cross Camp

Por fora parece uma academia.
Por dentro é um dos maiores centros de fitness e bem-estar de Curitiba.
Conheça a Swimex: http://www.swimex.com.br/

Tags: