Pilates

A Importância Da Respiração Para o Pilates

Respirar é o primeiro e último ato da vida. Nossa vida depende disso. Visto que não podemos viver sem respirar, é tragicamente deplorável contemplar os milhões e milhões que nunca aprenderam a dominar a arte de respirar corretamente (…)” – Joseph Pilates

Respirar corretamente é mais importante do que se pode imaginar.

É graças à respiração que obtemos o oxigênio que é assimilado pelo sangue e utilizado no sistema circulatório. É através dela que o sangue percorre todas as partes do organismo levando energia vital, que flui por todo o sistema nervoso, proporcionando força e vitalidade.

O Método Pilates enfatiza a importância de manter a corrente sanguínea estabilizada. Por isso, para que a forma de respirar esteja correta, considere que a expiração deve ser forte, seguida de inspiração profunda, permitindo preencher os pulmões de ar.

Respirar corretamente auxilia na diminuição da ansiedade, diminuição nas dores musculares e melhora no rendimento das atividades da vida diária, principalmente no trabalho e estudos.

O método respiratório do Pilates permite ativar corretamente os músculos abdominais transversos conseguindo a tão desejada estabilidade na região lombar durante a execução dos exercícios.

Existem dois tipos de respiração externa: costal e diafragmática. No Pilates (Power House / The Pilates Studio® Brasil) utiliza-se diafragmática como estratégia de estabilização do movimento.

Ativação Muscular da Respiração

Sendo parte integral de cada exercício, a respiração deve ser coordenada com o movimento. A regra é simples: inspire para se preparar para o início do movimento e expire enquanto se movimenta.

Inspiração: intercostais externos, diafragma, peitoral menor, esternocleidomastóideo (auxiliando na elevação das costelas), serrátil posterior superior.

 

Expiração:
intercostais internos, serrátil posterior inferior.

 

Sincronizando corretamente inspiração e expiração, você consegue liberar o corpo de toda a tensão desnecessária (principalmente pescoço, ombros e costas) e fazer com que os abdominais transversos sejam trabalhados. Inspire pelo nariz continuando a contrair o abdômen. Observe como o oxigênio entra na caixa torácica e, com ele, como suas mãos se separam pela ação da abertura das costelas. Expire pela boca ativando bem seus músculos abdominais como se tentasse levar o umbigo até a coluna vertebral. Para isso imagine que seus músculos, na base da pélvis, abdominais e umbigo estão unidos por um zíper. Sente como se fechasse para cima este zíper ao expirar.

Professor Ali em Ação.

Hora de praticar!
Aqui nós vamos utilizar os preceitos da aplicação respiratória de Joseph Pilates:

Roll up

Inspire ao iniciar a flexão da coluna
Expire ao inclinar o tronco a frente

Roll over

Inspire ao elevar as pernas para trás e flexionar a coluna
Expire ao retornar à posição inicial.

Double leg stretch

Inspire ao estender o quadril e os joelhos a frente
Expire ao flexionar o quadril e os joelhos

Saw

Inspire na posição inicial
Inspire rotacionando a coluna
Expire flexionando a coluna na diagonal

Swan Dive

Inspire estendendo a coluna a partir da posição inicial
Expire enquanto balança para frente
Inspire enquanto balança para cima

As indicações respiratórias originais de Joseph Pilates podem ser encontradas no livro: Return to Life Through the Contrology.

Fonte: Revista Pilates, The Pilates Studio Brasil, Youtube, Tc Pilates

http://revistapilates.com.br/2011/03/28/a-importancia-da-respiracao-na-execucao-dos-exercicios-de-pilates/

http://www.pilates.com.br/novidades/sabia-que-respirar-corretamente-faz-toda-a-diferenca/

www.youtube.com/watch?v=DHwCmtmG1HQ