A importância da recuperação muscular

Treinar exige muito dos músculos, por isso é preciso descansar!

Quando alguma atividade física é praticada, são enviados estímulos aos músculos trabalhados, que em consequência respondem gerando força para que você possa realizar seu treino.

Ao fim da atividade estes músculos estão exaustos e sem energia, portanto é preciso deixar que eles se reabilitem para que possam ser trabalhados novamente. Por isso, a recuperação do músculo é tão importante quanto a própria atividade física: é durante este período que o músculo se recupera das lesões e se desenvolve.

Não existe um tempo exato para a recuperação muscular, mas é preciso pelo menos 24 horas de descanso para que o músculo dê início aos seus dois processos regenerativos: o primeiro consiste em repor o estoque de energia gasto, o que pode ser feito através da ingestão de carboidratos com alto teor glicêmico durante o período de pós-treino. A segunda etapa consiste em restaurar lesões ocorridas durante o treino, para que assim o músculo possa se desenvolver.

Para garantir esta recuperação, é recomendável um intervalo de 2 dias entre um treino e outro do mesmo grupo muscular. Além disso, alguns hábitos podem aceleram este processo:

Durma 8 horas por noite. O momento de menos gasto energético ocorre durante o sono, portanto é esse também o momento no qual o músculo menos trabalha;

Alongue-se antes e depois. O alongamento é responsável por aliviar a dor e a tensão muscular;

Massageie a área treinada para que a circulação sanguínea dentro do músculo seja ativada;

Descanse, relaxe, e treine novamente!