Importância da hidratação nas atividades físicas

Importância da hidratação nas atividades físicas

Importância da hidratação nas atividades físicas

A hidratação do organismo é tão importante quanto a alimentação, especialmente para quem pratica esportes. Ingerir líquidos antes, durante e depois dos exercícios físicos auxilia o corpo a manter suas funções básicas e a repor toda a água perdida no suor – mecanismo natural que equilibra a nossa temperatura.

Além de ser utilizada durante os exercícios físicos, a água interfere em outras necessidades do organismo, como transportar oxigênio para os músculos, eliminar o dióxido de carbono através da respiração e regular a pressão arterial. Dessa forma, se você não repuser o líquido perdido durante a prática esportiva, poderá colocar sua saúde em risco.

“Como o corpo não possui condições para armazenamento de água, é essencial que a reposição seja diária para manter as funções básicas do organismo. Caso isso não aconteça, o indivíduo pode sentir fadiga mental, prejuízo no desempenho físico e cãibras”, explica a nutricionista Camila de Abreu à revista Viva Saúde.

Mas como saber quanta água repor diariamente? A nutricionista dá uma dica: pese-se antes e depois do exercício, para saber quanto deverá ser reposto. Um quilo perdido equivale a um litro de água.

Beba muita água durante os exercícios físicos

Antes dos exercícios – para você se movimentar, é preciso uma pré-hidratação nas 24 horas que antecedem os exercícios. Segundo a revista Viva Saúde, é indicado ingerir de 400 a 600 ml de líquidos duas horas antes – seja em forma de água ou alimentos.

Durante – A cada 15 ou 25 minutos, procure tomar de 150 a 250 ml de água, dependendo do tipo, duração e intensidade da atividade.

Depois – Essa é a etapa para você repor a água de acordo com o total de peso corporal eliminado.

Apesar de conterem água, os refrigerantes, sucos e bebidas que possuem cafeína em sua composição não são a melhor opção para repor o líquido perdido. Dê sempre preferência à água em sua forma pura, afinal, ela não contém conservantes ou açúcares que prejudicam o organismo.

Leia também: Relação entre exercícios físicos e uma boa noite de sono