Como identificar e prevenir a canelite

dor na canelaA canelite é uma lesão muito comum entre corredores, mas a prática incorreta das atividades físicas e a carga excessiva nos treinos podem causar a lesão entre praticantes de outras modalidades. Confira o texto do professor Rafael Scuissiatto e descubra como prevenir essa lesão.

A parte anterior do osso da tíbia é a região da perna popularmente conhecida como canela. Ela é formada por músculo, tendão e osso, sendo que essas três partes podem sofrer lesões e inflamações. Quando um deles, ou todos, estão machucados ou fracos aparece a dor comumente chamada de canelite.

Mas, afinal, o que é a canelite?

O osso é revestido por uma fina membrana chamada periósteo que, quando inflamada, dói. Porém, a dor também pode ser causada por uma fraqueza do músculo tibial anterior e da panturrilha. Em casos extremos, pode haver uma fissura no osso da tíbia, chamada de fratura por estresse.

correr-esteira

A canelite é uma dor na parte interna ou externa da canela que normalmente evolui no decorrer dos treinos. Nas primeiras vezes, a dor é apenas no começo do exercício e passa com o tempo. Depois, evolui para uma dor constante durante o treino, que some quando finalizado, passando para uma dor contínua durante todo o dia, que pode chegar a atrapalhar a caminhada.

Nas primeiras vezes que sentir um incômodo ou dor na região, use gelo para realizar analgesia e pomadas anti-inflamatórias para iniciar um rápido tratamento. O diagnóstico preciso da lesão sempre deverá ser feito por um médico.

Como prevenir a canelite

Se prestarmos atenção aos sinais do corpo e nos fatores abaixo, podemos facilmente evitar que essa lesão apareça:

– Não treine sem a orientação de um profissional de Educação Física. Ele saberá quando você está apto à prática da atividade sem que se machuque;

– Evite o aumento brusco de volume ou de intensidade no treino. A musculatura precisa estar preparada para esses novos desafios;

– Cuidado com o terreno em que irá treinar. O concreto é 6 vezes mais prejudicial para a tíbia do que o asfalto, enquanto a grama é mais macia e diminui significativamente o risco de lesão. Inclua essa variação de terrenos durante os treinos, para fortalecer a região;

mulher-correndo-areia

– Prepare-se para a variação de inclinação. Subidas e descidas muito íngremes, sem que haja a devida preparação para encará-las, podem machucar a musculatura anterior da canela;

– Preste atenção às técnicas de corrida. Tronco muito inclinado para frente, posicionamento errado dos pés ao tocar o solo, pouca elevação de joelho e muito uso do calcanhar durante períodos prolongados da corrida podem causar dores não só na canela, mas em outras partes do corpo também;

– Utilize o tênis correto. É fundamental usar um calçado apropriado para o seu tipo de pisada;

– Faça musculação. Músculos fortes diminuem o impacto sobre ossos e articulações. Porém, normalmente as pessoas não incluem exercícios para a região do tornozelo em suas séries. Eles são fundamentais para evitar a canelite.

Seguindo essas dicas, teremos mais qualidade e tranquilidade durante os treinos. Cuide-se e aproveite!

140x140_Rafael

Rafael França Scuissiatto
Professor de Spinning
Rafael é ex-atleta profissional de Triathlon que traz na bagagem inúmeras premiações nacionais, foi 4 vezes Campeão do Troféu Brasil e 8 vezes Campeão do SESC Triathlon Caiobá.

 

Quer saber mais sobre o assunto? Confira os horário que o professor Rafael vai estar na Swimex, clique e veja a grade horária.

Leia também: Cross Camp: uma cara nova aos treinos funcionais

Por fora parece uma academia.
Por dentro é um dos maiores centros de fitness e bem-estar de Curitiba.
Conheça a Swimex: http://www.swimex.com.br/