Histórias de Superação – Flávio Perraro

Flávio sempre foi uma pessoa ativa e envolvida com atividades físicas, além de correr e nadar também foi goleiro. Aos 28 anos de idade, decidiu fazer um intercâmbio em Perth uma belíssima cidade a oeste da Austrália para viver novas experiência e também estudar inglês.

Em Perth Flávio iniciou alguns cursos de especialização em geologia, sua área de formação, além de dedicar-se ao surf como atividade física principal. Com uma viagem marcada para passar 17 dias surfando com um grupo de amigos em Maldivas, decidiu fazer uma preparação pensando em seu desempenho no surf. Flávio ficou 6 meses sem ingerir bebidas alcoólicas, mantendo uma alimentação saudável e praticando exercícios físicos diariamente. Contudo, alguns dias antes da viagem, Flávio sofreu um grave acidente de trânsito e chegou ao hospital com 5% de chances de sobreviver. Seu internamento durou 6 meses e foi uma fase muito difícil. Ele foi internado com 92 quilos e ótimo percentual de massa muscular e teve alta pesando 20 quilos a menos.

Ao chegar ao Brasil, a equipe médica responsável decidiu direcioná-lo a uma academia como parte do processo de reabilitação, ao invés de uma clínica de fisioterapia. O objetivo desse tratamento era trabalhar a reabilitação física, emocional e neurológica, uma vez que o ambiente de uma academia é repleto de estímulos essenciais para quadro clínico apresentado por ele. Como parte da família de Flávio já frequentava a Swimex, sob a preparação física do professor e gestor técnico Fabrício Kozel, a escolha pela Swimex e pelo preparador físico foi unânime entre os familiares.

Em fevereiro de 2013 Flávio iniciou suas atividades físicas, treinando três vezes por semana na Swimex. “Esse trabalho iniciou-se de forma gradativa, pois não tínhamos o parâmetro de como a atividade seria recebida pelo Flávio. Porém a resposta foi positiva e ele teve um desenvolvimento bem satisfatório. O treinamento de repadronização motora consiste em exercícios que darão segurança para o Flávio executar as funções motoras diárias de forma independente, esses exercícios são sempre executados em um plano frontal para que ele não realize movimentos rotacionais devido às lesões do joelho e lesão ocular (para não perder um ponto de referência).” alega Fabrício Kozel.

Com um pouco mais de dois anos de tratamento, seu progresso surpreende a equipe médica e reforça que Flávio está no caminho certo. Além dos resultados obtidos através do ortopedista, neurologista e preparador físico, a inclusão social está sendo um fator fundamental na sua recuperação. “No começo eu não conseguia subir a escada para a musculação sem segurar o corrimão, hoje subo com as mãos livres.” afirma Flávio.

Hoje o Flávio apresenta uma grande melhora quanto ao desenvolvimento cognitivo e, segundo o Personal Trainer Fabrício Kozel, ele tem proposto algumas conversas e dialogado com uma facilidade maior em virtude do ambiente da academia já ter se tornado familiar, trazendo esta tranquilidade para ele se relacionar.

Para a família de Flávio, a Swimex é um dos poucos lugares onde ele pode ir sozinho e conversar com as pessoas sem problemas. Ele também vai a universidade fazer uma reciclagem relacionada à sua área de formação. “Estamos no processo de preparação para o próximo passo, o retorno ao mercado de trabalho.” conta sua mãe Bia.

Flávio é uma pessoa de bem com a vida, que soube encarar seu desafio, se alegrar com seus resultados e está confiante de que muitas conquistas ainda estão por vir. É uma honra compartilhar essa, como outras histórias, e saber que a Swimex teve um papel fundamental nesta superação.