Hidroginástica para todas as idades

Hidroginástica para todas as idades

As atividades aquáticas costumam ser agradáveis, estimulantes e com baixo risco de lesões, afinal, dentro da água o impacto causado pelo esforço é minimizado. A Hidroginástica é um exemplo desses exercícios e tem atraído pessoas de todas as idades que buscam uma modalidade animada e que, ao mesmo tempo, auxilie na queima calórica.

Ao som de uma música agitada, os praticantes deste exercício desenvolvem a resistência física, aumentam a força muscular, além de estimularem a capacidade aeróbica e cardiorrespiratória, o que garante uma sensação generalizada de bem-estar.

“Não há contraindicações e por conta de reduzir o impacto nas articulações, a hidroginástica é, para muitas pessoas, a atividade de condicionamento mais segura que existe”, explica o professor da modalidade Jean Carlo, ao portal Minha Vida.

A prática beneficia também quem deseja emagrecer. Em apenas uma hora de Hidroginástica, o aluno perde aproximadamente 400 calorias. Com os treinos aliados a uma alimentação balanceada, especialistas afirmam que após três meses, já é possível notar os resultados estéticos. “Quem pratica hidroginástica usufrui de uma melhora na autoestima e apresenta mais disposição para realizar as atividades do dia a dia”, ressalta o professor.

Aula de Hidroginástica

Atletas em recuperação

Devido ao baixo impacto, algumas pessoas se favorecem mais em esportes aquáticos. Esportistas em recuperação de uma lesão, por exemplo, podem praticar Hidroginástica com o intuito de fortalecer a musculatura, pois protege as articulações. Quem possui limitações que influenciem na coordenação motora, como vertigens ou déficit de equilíbrio físico, também podem usufruir da modalidade. “Pela mesma razão, muitos idosos a procuram para aumentar a força muscular”, afirma o Jean Carlo.

Mas, para que tanto os efeitos na balança quanto na saúde apareçam, especialistas ressaltam ser necessário a prática durante o tempo indicado pelo professor, assim como comparecer regularmente às aulas, em uma frequência mínima de duas vezes por semana. Mas, lembre-se: caso você tenha alguma contraindicação médica ou esteja se recuperando de lesões, não deixe de consultar um médico antes de pular na piscina!

Ficou interessado? Aproveite para conhecer a Hidroginástica da Swimex. Em nosso site, você confere os horários e detalhes sobre as aulas.

Leia também: Conheça os benefícios de uma alimentação sem glúten