Hidrogestante: saúde da mamãe para o bebê

Considerada uma das etapas mais significativas na vida de uma mulher, a gravidez não precisa sinalizar a interrupção da prática esportiva. Com acompanhamento médico, as futuras mães podem encontrar na atividade física uma maneira de cuidar da sua saúde, além de minimizar sinais de estresse que possam surgir durante esse período. Em conversa ao blog da Swimex, a professora de Hidroginástica Anabel de Sales conta sobre a Hidrogestante – uma modalidade disponibilizada pela Swimex para que as gestantes não deixem de se movimentar.

A gravidez é um período de mudanças extremas, tanto emocionais quanto corporais, para a mulher. Essa fase requer cuidados especiais para que a saúde da mamãe e a do bebê sejam preservadas.

Se não houver nenhuma restrição clínica, a prática de exercícios é recomendada para a maioria das gestantes. Conforme orientação médica, essas atividades podem ser iniciadas a partir de um tempo específico de gestação.

Quais atividades físicas estão liberadas?

São poucas as modalidades que podem ser praticadas nesse período. Dentre elas, a Hidroginástica, a qual é extremamente eficaz para fornecer suporte aos efeitos físicos gestacionais. As queixas mais comuns são a ocorrência de cãibras, enjoos, inchaço e, conforme o tempo vai passando, o aumento de gordura corporal, o cansaço e as dores no corpo, principalmente na região lombar.

Outro fator de extrema importância nessa fase é o estado emocional da mãe e sua movimentação em meio ao estresse do dia a dia. A Psicologia Corporal comprova que todos os sentimentos e sensações que a mãe vivencia influenciam cada fase do desenvolvimento do bebê, visto que é desde a fecundação que a história emocional do bebê começa.

As aulas de Hidrogestante da academia Swimex proporcionam um momento em que as futuras mamães, e até mesmo os bebês, sejam acolhidos em um clima descontraído e de afetividade. Além disso, possibilita benefícios físicos, a minimização do estresse e possíveis sintomas depressivos, pois são elaboradas especificamente com esses objetivos.

Anabel de Sales
Professora de Hidroginástica
Anabel é educadora física e especialista em exercício e qualidade de vida, emagrecimento e psicologia corporal com residência em análise Reichiana; practitioner em programação neurolinguística com Eduardo Shinyashiki.

 

Leia também: Por que escolher a Swimex como sua academia?