Henrique Lugarini, medalhista no Xterra Brazil

Macaquinho e bicicleta emprestados. Foi assim que Henrique Lugarini começou no Triathlon, aos 23 anos, incentivado pelo seu amigo, Marlus Bertoli. E foi dessa forma que competiu na praia de Caiobá, litoral Paranaense., conquistando o 2° lugar.
Ainda quando criança, já demonstrava aptidão. Seu esporte favorito era o futebol, mas também praticava outras modalidades, como: corrida, natação, ciclismo e atividades outdoor (escalada, slackline e surfe). Com 22 anos, participava em provas de Mountain Bike, subindo ao pódio em 8 etapas ao longo de 2014, momento em que fez sua estreia no maior circuito de Triathlon Offroad Mundial: o Xterra Triathlon, graças a um incentivo feito por Luis Iran Guimarães, presidente da federação Paranaense de Triathlon, que percebeu sua evolução dentro do esporte.
“Sempre gostei das três modalidades. Desde pequeno tive muito contato com o mar. Tive contato maior com o surfe desde meus 9 anos de idade, então ficou mais fácil a adaptação com a natação no mar.”
Sua maior motivação é sua família. “O que me motiva a ir cada vez mais longe é o apoio da minha família, minha noiva e agora meu filho Yan que está para vir ao mundo. Minha dedicação com os treinos e minha performance aumentaram, além de meus apoiadores que também me colocam pra cima fazendo com que eu obtenha excelentes resultados no Triathlon Offroad.”
Em 2015, participou da maior prova de Triathlon do Paraná, o SESC Triathlon, subindo novamente ao pódio. A partir daí, nunca mais parou.
CARREIRA
Há dois anos atuando no Triathlon Offroad como profissional conquistou ótimos resultados. Encerrou o ano de 2016 de forma brilhante, sagrando-se como o 3º melhor triatleta do Brasil no profissional do Xterra Brazil.
“Foi um ano de disputas acirradas, em provas sempre muito técnicas e com alto nível de dificuldade, exigindo o máximo em performance dos atletas, que venciam seus limites a cada etapa. Na minha estreia no circuito de 2016, fui considerado o atleta revelação do ano por meu excelente desempenho. Para o ano de 2017, estou focado para dar o meu melhor.”
O momento mais marcante em sua carreira foi sua estreia no Xterra Triathlon no profissional em Ilha Comprida, São Paulo, onde conquistou a quarta colocação geral. Uma de suas chegadas mais marcantes de sua carreira como atleta.
Participou de muitas provas ao longo de sua carreira. As principais foram a do Circuito Xterra Triathlon, que pontuam para o Ranking Nacional e Mundial.
Sua maior emoção em relação ao Triathlon aconteceu em uma prova de estrada em Caiobá, no litoral Paranaense. Sua primeira competição na distância olímpica: 1500m Swim – 40km Speed – 10k Run. Foram largadas separadas, as mulheres largaram alguns minutos antes da elite. E os amadores largaram logo atrás com a elite masculina.
“Logo na primeira boia avistei uma mulher se afogando e desesperada. “Abandonei” a prova e fiz os procedimentos corretos de salvamento, consegui acalmá-la até que chegasse o stand up para socorrê-la. Senti que ela já estava melhor e continuei a minha prova, finalizando campeão da minha categoria. Na premiação ela subiu no pódio agradecendo por eu ter salvado a sua vida. Um momento que jamais esquecerei.”
TREINO
Todos os seus treinos são elaborados e assessorados pelo Guilherme Manocchio. São cerca de 3 a 4 horas de treino todos os dias.
“Intensifiquei meus treinos para as próximas disputas e conto com a assessoria de treinamento especializada de Guilherme Valenza Manocchio, meu atual técnico de Triathlon.”
Lugarini foi sempre muito competitivo, perfeccionista. “Isso ajuda e me motiva a cada dia. Nos meus treinos diários coloco essa perfeição em prática. Tentando sempre buscar o melhor, tanto nos treinos quanto nas competições. Com isso percebi que posso vencer em algumas provas e acima de tudo, meus limites.”
Seu treino favorito é o Mountain Bike, pois gosta de treinar em lugares próximos à natureza, onde pode colocar suas ideias e pensamentos em ordem. “Gosto da emoção e da energia que o esporte transmite. Atletas são exemplos de dedicação, perseverança e superação.”
Para os próximos anos, quer continuar buscando conhecimento no esporte, no treinamento desportivo e trabalhar cada vez mais forte como triatleta profissional, sempre representando as pessoas e as empresas que o apoiam e acreditam no seu potencial.
Estamos felizes em ter atletas como o Henrique no time Swimex Pro. Que sua paixão pelo Cross Triathlon inspire mais pessoas a praticar esse esporte tão desafiador!