Farinha de Berinjela

Já sabemos que todas as frutas, verduras e legumes são ótimos aliados para a nossa saúde e devem fazer parte da nossa dieta, mas a questão é que alguns desses vegetais desempenham um papel a mais em nosso corpo, e a berinjela está entre eles. Ela é um dos alimentos mais utilizados e indicados para dietas de emagrecimento, mas não é um vegetal muito apreciado pela maioria das pessoas, então para aumentar o consumo e ter o benefícios dos seus efeitos, criou-se a farinha de berinjela, que mesmo depois de preparada mantém os nutrientes desse vegetal rico em nutrientes.
Além de ser uma excelente fonte de fibras, que promove uma absorção mais lenta de glicose evitando o acumulo de gordura e ter baixo teor de gordura, a farinha de berinjela também promove a saciedade o que consequentemente auxilia na perda de peso.
Para quem sofre com a compulsão por doces, a farinha de berinjela ajuda a controlar pois possui menos picos glicéricos – e são esses picos de glicemia que provocam automaticamente uma queda brusca da glicemia, levando a uma maior necessidade de reposição deste nutriente através de açúcares-. Além disso, a insulina em excesso torna o triptofano mais facilmente absorvido pelo cérebro, levando a uma maior sensação de bem estar.
No processamento da farinha da casca da berinjela, mantemos as boas concentrações de vitaminas A e C, que são de grande importância para a ação antioxidante, protegendo o nosso organismo dos efeitos provocados pela ação dos radicais livres. A farinha deste vegetal não só traz benefícios estéticos, como também colabora com a manutenção da saúde, diminuindo os níveis do LDL colesterol (colesterol ruim).
Farinha de berinjela
Como preparar a farinha de berinjela:
Rendimento: 100g
1 – Lave 1 kg de berinjela com casca;
2 – Corte em fatias e arrume em uma forma ou tabuleiro;
3 – Leve ao forno até que fique ressecada;
4 – Retire e triture no liquidificador ou processador até virar a consistência de pó;
5 – Guarde em local fresco ou na geladeira em recipiente com tampa;
A quantidade recomendada varia entre uma a quatro colheres de sopa ao dia, o consumo de 1,5 a 2 litros de água por dia quando se ingere essa farinha é altamente recomendado devido a grande presença de fibras.
Fonte: EuAtleta