Exercícios físicos pós-parto

Exercícios físicos pós-parto

Após a experiência inesquecível do parto, o corpo das mulheres começa a se recuperar e a adquirir a forma de antes. Para auxiliar nessa etapa, a prática de exercícios físicos é fundamental, pois auxilia na restauração das funções normais da bexiga e do intestino, fortalece o tônus muscular e previne o prolapso genital, problema conhecido como queda de útero.

Mas, antes de retornar às atividades esportivas, é necessária a liberação do seu médico. Grande parte dos obstetras recomenda um resguardo de aproximadamente um mês, tempo que varia de acordo com o tipo e a dificuldade do parto pelo qual a mulher passou.

“Após o parto normal, a paciente poderá executar atividades físicas 15 dias depois, enquanto após a cesárea, a retomada de atividades físicas leves deve ser feita passados 30 dias, período suficiente para que a parede abdominal crie resistência no local da incisão”, explica o ginecologista José Marcos ao jornal Gazeta do Povo.

Retorno aos exercícios físicos após a gravidez

Tipos de exercícios físicos

Em relação aos exercícios físicos intensos, a recomendação é evitá-los nos primeiros meses. Caso a mulher ainda não esteja condicionada fisicamente, poderá haver esgotamento físico, prejudicando a produção de leite materno.

Nas primeiras semanas, o ideal é começar com exercícios mais leves. A Hidroginástica, Yoga e a musculação bem orientada, são ótimas opções. Após o corpo se readaptar à prática esportiva, a aluna pode dar preferência aos exercícios que fortaleçam o abdômen, como explica José Marcos. “Na academia, os exercícios leves devem dar ênfase ao abdômen, a fim de que a forma física do local volte ao que era antes da gravidez”.

A Hidroginástica é uma modalidade indicada após a gestação

Modalidades na água também são indicadas, pois favorecem o retorno venoso e minimizam a pressão sobre os vasos sanguíneos nos membros inferiores, o que melhora as varizes e edemas que podem persistir após a gestação.

Para que os exercícios se adequem às novas mamães, é necessário sempre receber acompanhamento profissional para que as cargas sejam ajustadas de acordo com o objetivo desejado.

Leia também: Por que consumir alimentos integrais?