Exercício faz você mais feliz do que dinheiro, de acordo com pesquisa de Yale e Oxford

É claro que o exercício traz benefícios para a saúde física e mental. Mas e se pudéssemos mostrar que ele é mais importante para sua saúde mental do que seu status econômico?

De acordo com um estudo de pesquisadores de Yale e Oxford, podemos dizer exatamente isso.

Num estudo, publicado no The Lancet, cientistas coletaram dados sobre o comportamento físico e mental de mais de 1,2 milhão de americanos.

Os participantes foram convidados a responder a seguinte pergunta: “Quantas vezes você se sentiu mal mentalmente nos últimos 30 dias, por exemplo, devido a estresse, depressão ou problemas emocionais?”

Os participantes também foram questionados sobre sua renda e atividades físicas. Eles puderam escolher entre 75 tipos de atividades físicas – incluindo cortar a grama, cuidar de crianças e fazer trabalhos domésticos para levantamento de peso, além de ciclismo, corrida e outras modalidades.

As pessoas que ficam ativas tendem a ser mais felizes

Os cientistas descobriram que, enquanto aqueles que se exercitam regularmente tendem a se sentir mal por 35 dias por ano, os participantes não-ativos se sentem mal por 18 dias a mais, em média.

Além disso, os pesquisadores descobriram que pessoas fisicamente ativas se sentem tão bem quanto aquelas que não praticam esportes, mas que ganham cerca de US$ 25 mil a mais por ano. Desse modo, você teria que ganhar muito mais dinheiro para obter o mesmo que a prática de exercícios proporciona.

Mas isso não significa que quanto mais esporte você faz, mais feliz você é.

Muito exercício pode ser prejudicial para sua saúde mental

O exercício é claramente bom para você, mas e quando é demais?

“A relação entre duração do esporte e carga mental é em forma de U”, disse o autor do estudo, Adam Chekroud, da Universidade de Yale. O estudo descobriu que a atividade física contribui para um melhor bem-estar mental somente quando cai dentro de um determinado período de tempo.

De acordo com o estudo, três a cinco sessões de treinamento, cada uma com duração entre 30 a 60 minutos, são ideais por semana para a maioria das pessoas. A saúde mental dos participantes que se exercitaram por mais de três horas por dia sofreu mais do que aqueles que não eram particularmente ativos fisicamente.

Esportes que envolvem a socialização podem ter um efeito mais positivo na sua saúde mental do que outros.

Os cientistas também notaram que certos esportes que envolvem a socialização – como esportes e aulas coletivas – podem ter um efeito mais positivo em sua saúde mental do que outros.

Assim, apesar do fato de que nem o ciclismo, nem a aeróbica e o fitness tecnicamente contam como esportes de equipe, essas atividades também podem ter um efeito positivo considerável na sua saúde mental.